Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cassules do Geração Sagrada abre Entrudo Infantil

    Angop logo
     Cultura           
  •  • Sábado, 01 Março de 2025 | 17h45
Grupo União Geração Sagrada
Grupo União Geração Sagrada
Domingos Cardoso - ANGOP

Lunada - O Grupo Cassules do Geração Sagrada abriu, no sábado, em Luanda, o desfile do carnaval 2025 na classe Infantil, rendendo uma homenagem aos profissionais do sector da saúde.

A edição 2025 co Entrudo insere-se nos festejos dos 50 anos da independência de Angola, a serem assinalados a 11 de Novembro do corrente ano e decorre sob o lema "Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”. 

À Nova Marginal de Luanda, o grupo levou  a canção "Profissionais da Saúde", que tem como autor e interprete Cleny Centando, recorrendo ao estilo semba para animar os amantes desta festa popular.

Fundado a 24 de Março de 2014, o grupo tem como comandante Dorivaldo Ferreira e Rei João António.

O acto foi presidido pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, na presença do governador provincial de Luanda, Luís Nunes.  

A presente edição decorre de 1 à 3 de Março, com a participação de 39 grupos carnavalescos, sendo 17 na classe infantil, 11 na classe B e 12 na classe A, que vão recorrer aos estilos semba, kabetula, kazukuta e dizanda para animar os presentes.

O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente cristã, apesar de algumas de suas características remontarem a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na Idade Antiga.

A relação entre o Carnaval e o Cristianismo está na proposta da igreja de canalizar os “impulsos carnais” dos fiéis em uma data apenas, para, depois, impô-los um período de restrição e jejum, actualmente conhecido como quaresma que se inicia na quarta-feira a seguir ao Carnaval.

Os primeiros registos do Carnaval em Angola são de 1857, referentes à festa popular dos Kimbundos, num evento cultural interrompido de 1961 a 1963 e de 1975 a 1977.

Em 1978, Agostinho Neto, que proclamou a Independência de Angola e se tornou-se no primeiro Presidente da República, recomendou um Carnaval diferente daquele que era conhecido na época, tendo restabelecido o Entrudo como uma festa pública, de recreação popular e com carácter competitivo. 

Nesta senda, o União Operário Kabocomeu, do Sambizanga, sagrou-se vencedor da primeira edição, realizada no Largo do Kinaxixi, em Luanda. Entretanto, de lá para cá, o União Mundo da Ilha é o “campeão dos campeões”, com 14 títulos conquistados, seguido do União Kiela (com cinco prémios), do União 10 de Dezembro (quatro), do União Angola Independente (três) e do União Sagrada Esperança (três). SEC





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+