Luanda - Angola partilhou, este fim-de-semana, em Manágua, capital da Nicarágua, a gastronomia e cultura durante a décima edição do Festival Gastronómico e Tradições Natalinas que se celebra há dez anos na capital nicaraguense com representantes de vários estados.
O evento, que atraiu 39 países de todos os cantos do planeta, representa uma festa multicultural que celebra a diversidade através da comida, do artesanato e outras vertentes culturais.
Num cenário bastante vibrante, os sabores do mundo fundiram-se numa dança culinária que encantou o paladar dos participantes.
A Embaixada de Angola mostrou aos presentes um pouco da tradição que tem a ver com a forma como se celebra o Natal em Angola, nomeadamente os pratos típicos mais emblemáticos, variações da pastelaria angolana, destacando a autenticidade dos seus ingredientes.
Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar diversas opções em companhia das bebidas angolanas mais tradicionais como as cervejas, os refrigerantes e as espirituosas, criando um banquete visual e gustativo que superou as expectativas dos comensais.
O evento, que segundo os organizadores, fortalece os laços de fraternidade, solidariedade e fraternidade entre os povos, reservou pela primeira vez um desfile de moda com os trajes típicos dos diferentes países.
Angola fez-se representar com as Bessanganas, traje tradicional feito com tecidos coloridos usado pelas mulheres da Ilha do Cabo ou Ilha de Luanda.
Situada entre o Oceano Pacifico e o Mar do Caribe, a Nicarágua é um país da América Central conhecido pelas suas impressionantes paisagens, que compreende Lagos, vulcões e praias.
Segundo alguns indicadores, é actualmente considerada um dos países mais estáveis e seguros da região e uma das economias mais importantes da América Central.
Fundamentalmente agrícola, os principais produtos de exportação do país são o café, açúcar, o tabaco, carne bovina e metais preciosos.
As relações diplomáticas com Angola foram formalmente estabelecidas em 6 de Setembro de 1997.
Recentemente foi acreditado o Primeiro Embaixador da Nicarágua em Angola. VM