Huambo - O grupo Okutiuka, do município do Huambo, venceu, este domingo, a fase infantil do Carnaval provincial do Huambo, dançado no contexto dos 50 anos de Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro do corrente ano, com 223 pontos.
O grupo Rainha do Minho (Caála) vencedor da edição passada, ocupou a segunda posição, com 217 pontos, enquanto o Comandante Cuenha (Londuimbali) ficou na terceira posição, com 213 pontos.
O prémio de melhor comandante coube ao grupo Arão Tchiteculo, do município do Mungo, ao passo que a rainha do desfile foi do 7 de Novembro (Cachiungo).
O primeiro classificado recebeu um milhão 600 mil Kwanzas, o segundo coube-lhe KZ um milhão 300 mil, enquanto o terceiro ficou com 800 mil Kwanzas.
Os grupos exibiram cartazes sobre a diversificação da economia local, preservação e educação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.
O patriotismo, o combate à vandalização do património público, a prevenção da cólera, o reforço do saneamento básico e enaltecimento dos esforços do Governo local, sobretudo, no domínio da expansão da rede de iluminação pública, dominaram, igualmente, a apresentação dos foliões
Participaram os grupos Augusto Ngangula (Ucuma), Zona Verde (Chinjenje), Fogo da Paz (Chicala-Cholohanga), A Voz da Paz (Sambo), Ombulo Yo Ngombe (Mungo), Arão Tchiteculo (Mungo), 4 de Abril (Longonjo), Elanga Yo Gambo (Bailundo) e o Complexo Escolar da Cidadania da Criança (Huambo).
Comandante Cuenha (Londuimbali), Ekuikui II (Alto-Hama), Mártires da Canhañgola (Ecunha), 7 de Novembro (Cachiungo), Hoji-ya-Henda (Caála) e Rainha do Milho (Caála) completaram o conjunto dos grupos infantis da província do Huambo. LT/JSV/ALH