Sumbe - A conclusão das obras do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol (CPDS) no município da Gangula, província do Cuanza-Sul, poderão estar concluídas em Outubro próximo, informou, esta quarta-feira, ao seu presidente da Comissão Executiva, Vladimir Machado.
O centro está a ser construído numa área de 62 hectares e prevê o desenvolvimento sustentável da empresa e do sector “ Oil and Gás” e mineiro angolano, bem como a pesquisa especializada dos quadros do sector petrolífero, mineiro, gás, actividade mineira, energias renováveis com foco no hidrogénio verde, biocombustíveis e minerais estratégicos do futuro.
Em declarações à imprensa, no final da visita do governador do Cuanza-Sul, Narciso Benedito, ao projecto, Vladimir Machado disse que a obra se encontra a 70 por cento de execução física.
Realçou que, neste momento, estão concentrados nas infra-estruturas laboratoriais Data center, para computação de alto desempenho, que irão permitir que se façam os trabalhos de pesquisa orientada a área de óleo e gás, mineira e da transição energética .
Assegurou que as áreas das infra-estruturas já estão concluídas, como por exemplo, o residencial e uma parte superior dos laboratórios.
Explicou que os demais laboratórios para a formação que estão a ser construídos são de última geração, para enfrentar os novos desafios do sector de óleo, gás e mineiro como elementos chaves
Pretende-se com esta obra, apoiar o mercado petrolífero e ajudar a sustentabilidade do negócio da Sonangol, das empresas que operam em Angola, visto que permitirá fazer estudos e trabalhos que outro hora eram feitos no exterior do país.
Na sua primeira fase, o CPDS irá contar com 150 trabalhadores em termos técnicos e quadros efectivos, depois terão colaboradores de outras instituições homóloga que atingirão 500 a mil trabalhadores. CIJ/LC/ALH