Moçâmedes - Duas novas gruas de marca “Liebherr”, com capacidade de movimentar 104 toneladas de mercadorias diversas, chegaram esta segunda-feira, ao Porto Comercial do Namibe, proveniente da República da Alemanha.
Os dois equipamentos, que pesam cada 500 toneladas, custaram, cada, mais de cinco milhões de dólares norte americanos.
As gruas, que vão ajudar na descarga de diversas mercadorias que são transportadas neste porto comercial, foram adquiridas no âmbito da concessão do contrato que o Porto Comercial do Namibe celebrou com a Sociedade Gestora de Exploração (SOGESTE), dentro do seu plano de investimento.
As mesmas vão susbtituir as gruas mais antigas, existentes desde o tempo colonial, com mais de cinquenta anos de tempo de vida e que só têm uma capacidade de 20 a 40 toneladas de mercadorias no máximo.
Em declarações à ANGOP, o presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial do Namibe, Manuel Nazareth Neto, considerou os equipamentos ora recepcionados de suficiente para suportar toda demanda movimentada no porto comercial.
“ Com estas grandes gruas passaremos a receber já os navios de grande porte, porque alguns navios, de última geração, trazem as cargas que devem ser movimentados pelas gruas de terra, colocadas nos portos e não com as gruas de navios”, esclareceu.
A chegada destas gruas, sublinhou, vai influenciar na redução de tempo de escala dos navios nas operações de acto de carregamento e descarga, bem como impactar no custo de vida das populações da região sul do país, concretamente das províncias do Cunene, Cuando-Cubango, Huila e Namibe.
Fez saber que durante o ano de 2021, o Porto Comercial do Namibe movimentou cerca de 950 mil toneladas de mercadorias diversas, “ mesmo sem as gruas modernizadas e com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, entre outros constrangimentos”.