Luanda - Um seminário sobre agricultura, empregabilidade e prevenção de riscos no campo rural terá lugar, no dia 8 deste mês, em Luanda, com o objectivo de promover o cooperativismo como força de trabalho no sector.
A realizar-se na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, numa iniciativa do projecto ANDURI, o certame, destinado a futuros empreendedores, visa igualmente esclarecer a importância do seguro agrícola ante os riscos decorrentes dessa actividade.
Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, a coordenadora do evento, Alexandra Narciso, referiu que, tendo em conta as dificuldades de empregabilidade no país, agricultura pode contribuir significativamente para a criação de novos postos de trabalho.
Frisou que a geração de empregos neste “campo” não depende apenas do sector em si, mas também de outras áreas da economia, como a indústria, o comércio e os serviços.
Para tal, disse ser necessário um esforço conjunto a fim de se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do sector e à geração de empregos, bem como o investimento em tecnologia e mecanização, tendo em vista o “boom” na agricultura.
Participarão no workshop membros de cooperativas, especialistas em seguros, protecção de incêndio e segurança nos campos rurais, estudantes e representantes de organizações não governamentais.
O projecto ANDURI é uma incubadora de cooperativas com a missão de formar profissionais em matérias ligadas à gestão e monitorização da actividade agrícola. EH/VC