Sumbe - José Ribeiro, da escola da Casa da cultura da Assaca de xadrez do Sumbe, província do Cuanza-Sul, venceu, esta quarta-feira, a primeira edição do torneio “ANGOP - 49 anos”, com três pontos.
Em segundo e terceiro lugares ficaram Osvaldo Henriques e Erickson Henriques, que contabilizaram dois pontos/cada.
O torneio, disputado em partidas rápidas, contou com a participação de seis atletas da escola da Casa da Cultura da Assaca.
Para animar a festa de aniversário da ANGOP o tabuleiro fez movimentar as peças por parte do campeão nacional absoluto de xadrez Gabriel Sapalo do núcleo da ENDE Cuanza-Sul, o presidente da associação da modalidade, César Rodrigues, os atletas Firmino Pascoal (ENDE), Abrantes Pedro (Benfica do Sumbe), Kirton Justino da (ENDE) e o mestre internacional Abílio Ribeiro.
No final o vencedor do evento, José Ribeiro elogiou a iniciativa da Delegação da ANGOP no Cuanza-Sul pois permitiu os atletas em formação demonstrar o seu talento.
Referiu que está a trabalhar arduamente para que no próximo Campeonato Nacional de juvenis possa se tornar campeão nacional.
O presidente da Associação Provincial do Xadrez no Cuanza-Sul, César Rodrigues, regozijou-se com a realização do primeiro torneio de xadrez ANGOP-49 anos, que poderá contribuir ainda mais na massificação da modalidade.
Referiu que vai trabalhar com as estruturas da ANGOP localmente, para que se crie anualmente um torneio em alusão a 30 de Outubro, dia da fundação do órgão de informação.
Por sua vez, o delegado da ANGOP Cuanza-Sul, Luís Catraio, mostrou-se regozijado pela participação dos atletas, pelo empenho demostrado.
“Vamos trabalhar com a associação provincial de xadrez para que no próximo ano, possamos realizar mais um torneio, assim promovendo a marca da ANGOP, que pouca gente conhece”, disse o Luís Catraio.
Além desta actividade ligada ao desporto, a empresa realizou uma palestra sobre segredos para a longevidade de vida e como cuidar da visão para um profissional da comunicação social. IS/LC/ALH