Luanda - O Petro de Luanda, primeiro classificado, defronta sábado o Kabuscorp do Palanca (11º/22), num jogo em que está proibido de perder, sob pena de ser ultrapassado pelo Wiliete de Benguela na liderança do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola2024-25".
Em caso de derrota do Petro, que tem 50 pontos, e vitória do Wiliete, segundo colocado com 48 pts, os petrolíferos saiem da liderança.
Porém, se o Petro empatar somará 51 pontos e uma vitória do Wiliete colocaria od dois clubes na liderança com os mesmos pontos, mas com vantagem dos tricolores, por terem marcado mais golos nos dois confrontos entre ambos.
Depois de ter vencido na primeira volta por 2-0, o campeão nacional perdeu na segunda apenas por 0-1, no dia 16 deste mês de Março.
O jogo de sábado é alusivo à 22ª jornada, a disputar-se a partir das 16 horas, no Estádio 11 de Novembro. A equipa do Palanca, que ocupa a modesta 11.ª posição, com 22 pontos, luta para fugir da linha da despromoção, pelo que poderá ser um adversário difícil de derrotar.
No último jogo entre si, na primeira volta, o Petro venceu por 2-0. No entanto, o Kabuscorp é agora treinado pelo hispano-brasileiro Beto Bianchi, que já orientou o Petro.
Já o Wiliete terá teoricamente tarefa facilitada, ao receber, domingo às 16 horas, no Estádio de Ombaka, o caloiro Luanda City, 13.º classificado com 17 pontos.
A jornada tem ainda para sábado o confronto entre o Sagrada Esperança, quarto com 34 pontos, e o 1.º de Agosto, terceiro com 39 pontos, no Estádio Sagrada Esperança, às 15 horas.
Um resultado que não seja a vitória por parte dos lundas deixaria folgado o opositor “rubro-negro” na corrida pelo terceiro lugar, o último que dá acesso às competições africanas.
Na primeira volta, a formação da Lunda-Norte perdeu por 0-1, na 7.ª jornada.
Eis o cartaz da 22ª jornada:
Sábado (dia 29)
Sagrada Esperança-1.º de Agosto, 15h, estádio Sagrada Esperança
Carmona FC- Académica do Lobito, 15h, campo 4 de Junho
FC Bravos do Maquis-Santa Rita de Cássia, 15h, Munduleno
Interclube-Escolinha Isaac, 15h30, estádio 22 de Junho
Petro de Luanda-Kabuscorp do Palanca, 16h, estádio 11 de Novembro
Domingo (dia 30)
São Salvador do Kongo-Recreativo do Libolo, 15h, campo Álvaro Buta
Desportivo da Huíla-Desportivo da Lunda Sul, 15h30, estádio Tundavala
Wiliete de Benguela-Luanda City, 16h, estádio Ombaka.
JAD/MC