Luanda - As repúblicas de Angola e Argelina Democrática assinaram, esta quarta-feira, em Luanda, um Memorando sobre Consultas Políticas no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.
Trata-se de um Memorando que substitui o assinado em 2004, na medida em que pretende-se diversificar e elevar o nível da cooperação bilateral, assim como incrementar a colaboração nas questões de interesse comum, a nível dos organismos internacionais.
O documento foi assinado, pela parte angolana, pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pela Argélia, a secretária de Estado junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Encarregada dos Assuntos Africanos, Selma Bakhta Mansouri.
Durante o encontro, as duas entidades sublinharam a importância do incremento da cooperação em áreas como o Turismo, Agricultura, Energia, Ensino Superior, entre outros.
Na ocasião, a responsável argelina sublinhou que o seu país vai reforçar a concessão de bolsas de estudo para os estudantes angolanos.
Na ocasião, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, referiu-se ao interesse de Angola no reforço dos laços de amizade e de cooperação politico-diplomático com a Argélia, formalizadas aos 15de Abril de 1983.
Aproveitou a ocasião para relembrar que ambas as partes têm um registo de trocas de visitas boas, que tem servido como marco para dinamização da cooperação política, económica e comercial, resultado na assinatura de 13 instrumentos jurídicos
Esmeralda Mendonça disse ainda que Angola tem acompanhado o papel desempenhado pela Argélia na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2004-2005 e saudou a eleição como membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) para o período 2025-2028.
"Nesta perspectiva, acreditamos que existam igualmente matérias que merecem uma abordagem mais aprofundada da nossa parte, considerando o facto de o Presidente João Lourenço ser o Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e o Presidente da República Argelina, Abdelmajid Tebboune, ser o campeão da organização continental para o Combate ao Terrorismo e ao Extremismo Violento", disse.
Sublinhou que, tendo em conta as oportunidades que os dois países apresentam em termos económicos, será vantajoso desenvolver esforços com vista ao Fomento do Intercâmbio de Experiência entre os empresários angolanos e argelinos e, para o efeito, sublinhou a realização de uma Comissão Bilateral para garantir um maior impulso para este desiderato.
Enfatizou que Angola quer continuar a contar com a experiência da Argélia para acelerar o processo de diversificação económica nos mais variados domínios.
Por outro lado, a responsável argelina, Selma Bakhta Mansouri, manifestou o interesse do seu país em desenvolver parcerias concretas com a Angola em sectores importantes. especialmente o da energia, minas, agricultura, indústria farmacêutica, transporte aéreo e o turismo.
"O potencial é enorme entre os dois países e as economias oferecem perspectivas promissoras de desenvolvimento mútuo", enfatizou.
Conforme a diplomata, a República Argelina reforça a solidariedade com o povo angolano nas comemorações dos 50º anos da independência de Angola, um marco histórico que honra o continente africano. FMA/SC