Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ajuda internacional da OCDE cai em 2024 pela primeira vez em cinco anos

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quarta, 16 Abril de 2025 | 19h11
Cidade de Paris, França
Cidade de Paris, França
Pedro Parente-ANGOP

Paris - A ajuda internacional ao desenvolvimento caiu 7,1% em 2024, pela primeira vez em cinco anos, anunciou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), admitindo preocupação numa altura em que um número crescente de países, incluindo os EUA, está a cortar o financiamento.

Segundo os dados hoje publicados pela instituição, a diminuição da ajuda de assistência global ao desenvolvimento deveu-se à redução das contribuições para as organizações internacionais, à diminuição da ajuda à Ucrânia e ao corte das despesas com o acolhimento de refugiados, segundo a à agência Lusa.

Os montantes consagrados pelos países membros do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE ascenderam a 212,1 mil milhões de dólares (cerca de 186 mil milhões de euros) em 2024, o que significa uma queda de 7,1% face ao ano anterior.

"É lamentável que a ajuda global ao desenvolvimento tenha diminuído em 2024, após cinco anos de crescimento contínuo. É ainda mais preocupante que alguns dos principais doadores tenham sinalizado reduções adicionais, e bastante significativas, nos próximos anos", afirmou o presidente do CAD, Carsten Staur.

As suas estimativas iniciais prevêem uma queda da ajuda ao desenvolvimento de entre 9% e 17% este ano, relativamente ao ano 2024.

Num cenário de crescentes crises internacionais e de finanças públicas esgotadas, muitos países desenvolvidos anunciaram cortes na sua ajuda ao desenvolvimento nos últimos meses, incluindo a França e o Reino Unido.

Nos Estados Unidos (EUA), a chegada de Donald Trump à Casa Branca (presidência), em Janeiro, levou a uma redução drástica da ajuda humanitária, tendo sido cortado 92% do financiamento para programas no estrangeiro da agência de desenvolvimento norte-americana, a USAID.

Esta organização tem um orçamento anual de 42,8 mil milhões de dólares (37,6 mil milhões de euros), o que representa 42% da ajuda humanitária desembolsada em todo o mundo.

A ajuda à Ucrânia foi particularmente afectada pelos cortes observados em 2024 pela OCDE: caiu 16,7% em termos reais. Devido à invasão russa, a ajuda ao país tinha aumentado de 807 milhões de euros para 14 mil milhões de euros entre 2021 e 2022.

Apesar do declínio registado em 2024, a ajuda oficial ao desenvolvimento em todo o planeta continua quase 25% acima do nível de 2019, especifica a OCDE. DSC/AM

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Bié: Angelina Nassinda, supervisora de saúde reprodutiva da direção provincial da saúde

Bié regista 64 casos de pré-eclâmpsia

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 15h47

Pavilhão do Kilamba em obras para acolher africano de basquetebol

Kilamba em obras para palco do Afrobasket`2025

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 15h21

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+