Malanje- A Cooperativa Agrícola Medile, na comuna de Mufuma, município de Kiwaba Nzoji, beneficiou quarta-feira, de sementes diversas, motobombas, motorizadas de três rodas, moageiras, pulverizadores e inseticidas, no âmbito do Projecto de Reforço ao Cooperativismo (PROCOP), levado a cabo pela ADRA – Antena Malanje.
O projecto que visa incentivar o trabalho cooperativo e a produção sustentável, está a equipar as cooperativas de camponeses com meios essenciais, com vista a permitir maior eficiência no cultivo, transporte e comercialização dos produtos agrícolas.
Durante a entrega dos meios, o administrador municipal de Kiwaba Nzoji, José Neves, enalteceu o empenho da ADRA, em levar as suas acções no meio rural para promoção do desenvolvimento da agricultura no seio das comunidades.
O responsável ressaltou a importância de uma gestão responsável dos recursos, garantindo que este apoio seja um verdadeiro motor de desenvolvimento para a comunidade local.
Frisou que os materiais entregues são ferramentas para o crescimento económico e social da comunidade, daí que cada beneficiário será determinante para o sucesso desta iniciativa.
Por sua vez, a coordenadora do PROCOOP, Laura da Costa disse que o projecto está a ser implementado nos municípios de Malanje, Quéssua e Kiwaba Nzoji e está focado na contribuição de sementes e outros meios, com vista ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Enquanto isso, o presidente da Cooperativa Medile, António Zacarias Fio, precisou que os equipamentos vão permitir o aumento dos níveis de produção, uma vez que a cooperativa conta com 600 hectares de terra.
O município de Kiwaba Nzoji controla cinco cooperativas validadas e quatro que esperam por legalização.
A Cooperativa Medile que controla 54 membros produz mandioca, feijão, batata-rena e doce e hortícolas. RM/PBC