Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Huambo acolhe I feira de sustentabilidade e meio ambiente

    Angop logo
     Ambiente           
  • Huambo • Quinta, 10 Abril de 2025 | 14h01

Huambo – A cidade do Huambo acolhe, entre 12 e 13 de Junho próximo, a I feira regional sobre sustentabilidade e meio ambiente, numa iniciativa da Jasmim Consultoria Ambiental, com suporte da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

O evento, que contará com a parceria da Associação de Estudantes das Universidades Privadas de Angola e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente, decorrerá no pátio do Instituto Superior Politécnico da UJES, localizado no bairro Académico, interior da cidade do Huambo.

Em declarações esta quinta-feira, à ANGOP, o director-geral da Jasmim Consultoria Ambiental, Hochai Adriano, disse que a feira, com o slogan “Eco - impacto” vai servir para fomentar a conscientização ambiental, promover soluções sustentáveis e incentivar a troca de conhecimentos entre diferentes sectores da sociedade.

Acrescentou que o evento servirá para sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e da conservação ambiental, promover boas práticas ambientais e o uso de tecnologias sustentáveis.

Ajudará, igualmente, a criar uma plataforma de diálogo entre instituições académicas, sector público, privado e a sociedade civil, para além de incentivar iniciativas empresariais sustentáveis e soluções inovadoras, para os desafios ambientais.

Referiu que a iniciativa se afigura como uma oportunidade para engajar diferentes sectores da sociedade, incluindo empresas, associações, unidades de ensino e ciência, criadores, investigadores, empreendedores e Startups, num total de 500 participantes das províncias de Benguela, Bié, Cubango, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Namibe e Luanda, que participará na condição de convidada especial do evento regional Centro/Sul.

Informou que a província do Huambo participará, também, com as 17 administrações municipais, pelo facto de acolher o evento e pelas suas riquezas ambientais e particularidades na perspectiva da biodiversidade e pela dinâmica científica, de modo a que apresentações de projectos e pesquisas na área de sustentabilidade tenham maior visibilidade.

A par de exposição, disse, serão realizados palestras e workshops sobre os temas “Desafios e soluções para a transição energética na mineração do sector de Petróleo e Gás”, “Crise alimentar e sustentabilidade: O papel da tecnologia e das energias renováveis na produção agro-alimentar” e “Inovação e eficiência energética na arquitectura sustentável: Construindo o futuro com materiais e tecnologias verdes”.

Segundo Hochai Adriano, constam tema como “O papel estratégico das organizações internacionais na sustentabilidade e preservação ambiental em Angola” e o “Impacto da banca no financiamento aos centros de investigação científica, statups sustentáveis e pesquisadores: incentivos, barreiras e oportunidades”, com exemplos de programas de sucesso, nomeadamente plano de descarbonização da Sonangol, o projecto Mosap II, entre outros.

A cidade de Huambo, sede do município e, também, da província com o mesmo nome, tem lutado para se tornar a “Capital Ecológica de Angola”, com investimentos em áreas verdes, saneamento e educação ambiental, para alcançar este objectivo.  ALH



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+