Caála - O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) na Caála, província do Huambo, está empenhada na criação de cooperativas agrícolas, para fomentar o agro-negócio, a empregabilidade e o empoderamento, informou, esta sexta-feira, o seu secretário-executivo, José Mirinda Kuteñgala.
Em declarações à ANGOP, o associativista disse que desde o ano passado à presente data, foram constituídas quatro cooperativas, composta por membros das 19 associações juvenis controladas pelo CMJ- Caála.
Informou que a criação de cooperativas agrícolas visa, igualmente, contribuir para a erradicação da pobreza e reforçar a segurança alimentar nas comunidades.
Disse estarem a trabalhar na mobilização dos jovens para maior aderência a esses projectos, assim como de verbas, com o objectivo de tornar esta iniciativa mais abrangente, numa altura que contam com o apoio da Administração do município da Caála, fundamentalmente, no acesso à terra.
José Kuteñgala destacou a formação técnico-profissional, como outra prioridade da organização, em colaboração com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
O responsável reafirmou o engajamento do CMJ-Caála na mobilização dos jovens em actividades de combate à vandalização do património público, promoção da cidadania, patriotismo e da preservação do meio ambiente, por via de campanhas de plantação de árvores e reforço do saneamento básico.
O Conselho da Juventude é uma organização apartidária sem fins lucrativos, que congrega associações sociais, partidárias e religiosas, com o objectivo de contribuir na resolução dos problemas que afectam este segmento social, por via da advocacia. MLV/JSV/ALH