Ondjiva - Camponeses da província do Cunene defenderam segunda-feira, em Ondjiva, o reforço na distribuição de sementes para cobrir as necessidades de produção na região.
Para a presente campanha agrícola, o governo local disponibilizou 845 toneladas de sementes diversas, quantidade considerada insuficiente, pelos agricultores, para cobrir a fase de sementeira.
Em declarações à ANGOP, os camponeses Vital Hsinawa, Rosalina Mualundilange, e Laureano Mutilifa convergiram na necessidade de mais sementes, a fim de dar sequência ao trabalho e aproveitar as chuvas que caem com regularidade nos últimos dias, na província.
O responsável do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Américo Paciência, disse estar-se a terminar a primeira fase de distribuição de sementes para que, posteriormente, se volte a entregar aos produtores nestas condições.
A província do Cunene tem preparados 302 mil 572 hectares de terras aráveis para a campanha agrícola 2025 e previsão de colheita de 271 mil 369 toneladas de produtos diversos. FI/LHE/VC