Caxito - Promover o diálogo e a cultura de paz no seio da juventude e trabalhar na prevenção de focos de instabilidade política é o objectivo do fórum provincial de intercâmbio juvenil do Bengo, que se realiza a 17 de Abril, em Caxito.
Sob o lema “O papel da Juventude na preservação da Paz e desenvolvimento de Angola”, o fórum vai analisar os desafios da juventude para manter a estabilidade política de Angola e proporcionar uma reflexão sobre os diferentes contextos históricos em Angola (1975-2025).
De acordo com o director provincial da juventude e desportos, António Ribeiro, pretende-se com a iniciativa elevar o nível de responsabilidade dos jovens sobre a preparação das autarquias locais, promover a cultura de paz durante e depois dos períodos eleitorais no seio da juventude.
Os participantes vão igualmente olhar para a importância do ensino técnico-profissional e do empreendedorismo como base do auto emprego.
O fórum é dirigido a estudantes, professores, jovens dos 17 aos 45 anos de idade, dos 12 municípios da província do Bengo que vão debater temas relacionados com “O contributo da juventude na segurança e a defesa da soberania nacional”, “as organizações juvenis como plataforma de projecção da paz” e o “uso das tecnologias de informação para a promoção de paz e unidade nacional em tempos de crise”. CJ/PA