Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conferência sobre Água recomenda desassoreamento dos rios no litoral de Benguela

     Sociedade              
  • Benguela • Sexta, 07 Junho de 2024 | 22h44
Sistema de água na Matala
Sistema de água na Matala
Fernando Jamba

Benguela – A construção de barreiras e o desassoreamento dos rios Cubal da Hanha, Coporolo e Cimo, para prevenir as cheias no litoral de Benguela, estão entre as recomendações da Conferência Provincial de Acesso à Água e Alterações Climáticas, realizada nesta sexta-feira.

O objectivo do encontro, que reuniu 121 participantes, foi debater sobre as principais preocupações das populações no domínio do acesso à água potável, as consequências das alterações climáticas e reforçar a capacidade de resiliência das comunidades.

O comunicado final do encontro, promovido pela ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), indica essas acções para evitar o transbordo dos rios que afectam as áreas de produção e infra-estruturas na província de Benguela, propensa a fenómenos naturais como fortes chuvas e descargas eléctricas.

Na base das inundações que afectam significativamente o litoral de Benguela, está a falta de diques ou barreiras e o desassoreamento dos rios, entre os quais o Coporolo, na comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta.

Essas recomendações surgem numa altura em que as fortes chuvas, acompanhadas de descargas eléctricas, entre Agosto de 2023 e Maio de 2024, destruíram na província de Benguela duas mil infra-estruturas familiares, deixando dez mil famílias em estado de vulnerabilidade.

A isto juntam-se 62 mortos por descargas eléctricas atmosféricas e inundações, sendo o município do Balombo o mais afectado com 13 vítimas por esse fenómeno natural, segundo as estatísticas das autoridades apresentadas no encontro.

Numa parceria com o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), o encontro também sugere investimentos em pesquisa, infra-estrutura resiliente, sistemas de alerta precoce e cooperação inter-institucional para enfrentar os impactos climáticos na região.

Relativamente às descargas eléctricas, os participantes apelam à população que evite o uso de telemóveis e outros equipamentos que produzem campos magnéticos, não caminhando também sob as linhas de tensão alta quando se verificar fortes chuvas.

O comunicado final sublinha, igualmente, a necessidade da sensibilização dos produtores para não cultivarem nas margens dos rios nas épocas chuvosas, sujeitos a inundações.

A conferência concluiu que esses fenómenos têm causado impactos negativos sobre a riqueza das famílias, como perdas de terras e produção agrícola, do gado, ravinas, desabamento de residências e infra -estruturas, mortes humanas, alterações nos preços dos produtos, emigração das famílias e bens.

 Acesso à água

Relativamente ao acesso à água para as comunidades, os presentes tomaram conhecimento sobre o défice na distribuição nas quatro cidades do litoral, que dependem de três fontes de captação, com uma capacidade de produção 92.370 m3/dia, sendo a distribuição de 73.429m3/dia.

Na sequência da partilha de experiências de mitigação do acesso à água através de tecnologias e infraestruturas adaptadas, os representantes das comunidades apresentaram soluções práticas de pequenos sistemas de aproveitamento de água das chuvas e abastecimento por cisternas.

Porém, o desafio, como acentuaram os participantes, é que as administrações locais não fazem o devido acompanhamento e abastecimento dos referidos tanques/cisternas.

Das conclusões do encontro constam ainda que a capacidade de produção de água não é suficiente para alimentar os municípios, devido à densidade populacional e a capacidade de captação instalada.

Por essa razão, o abastecimento para os bairros em Benguela e Lobito é de 36 e 44% (25 e 22 bairros), respectivamente, comparado aos 100% da necessidade.

Na ocasião, o director provincial da ADRA, Justino Nunda Figueiredo, aproveitou para realçar a importância da conferência como um espaço privilegiado para reflexões conjuntas para influência e advocacia social, para mitigar os efeitos das alterações climáticas no país.

Já o director do Gabinete Provincial de Serviços Técnicos e Infraestruturas, Fernando Ucuma, aponta a seca, as dificuldades do acesso à água e as alterações climáticas de forma geral como uma realidade em Angola, sobretudo na região Sul do país, afectando a província de Benguela.

Dos participantes, 63 dos quais mulheres, destaque para membros das comunidades da Ganda, Cubal e Baía Farta, do Governo Provincial, das instituições académicas, das administrações municipais,  associações e cooperativas, da sociedade civil e sector privado.

O encontro foi apoiado pela organização alemã Pão para o Mundo, no âmbito da implementação do projecto NaturAngola pela ADRA nos municípios de Lobito, Catumbela, Benguela e Baía Farta.

Além de Benguela, o projecto NaturAngola, que visa contribuir para a implementação e difusão de iniciativas de gestão sustentável do meio ambiente em áreas periurbanas de Angola, também está a ser implementado em Luanda.

Sob tema “Impactos das alterações climáticas nas comunidades”, o painel I abordou sobre as “Consequências e as medidas de mitigação das cheias e das descargas atmosféricas nos municípios da Baía Farta e Ganda”, “Situação geral das descargas atmosféricas e das cheias na província de Benguela” e “A visão da academia sobre as cheias e descargas atmosféricas”.

Já o painel II teve como tema “Acesso à água nas comunidades”, com reflexões em torno do “Acesso à água potável na comunidade da Boa Esperança, município da Baía Farta”, “Programas Públicos em curso na província sobre o acesso à água nas comunidades” e “Panorama da distribuição da água na província de Benguela”. JH/CRB 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+