Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra de Estado destaca importância da consciencialização sobre a PEA

    Angop logo
     Saúde           
  •  • Terça, 01 Abril de 2025 | 16h27

Caxito – A ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, defendeu a permanente consciencialização sobre a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), visando identificar soluções para as pessoas desenvolverem o seu potencial máximo e serem integradas em todas as esferas da vida social.

A governante falava num Workshop sobre PEA, realizado no Hospital Geral do Bengo "Reverendo Guilherme Pereira Inglês”, no quadro do Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, a assinalar-se quarta-feirq, 2 de Abril.

Maria do Rosário Bragança referiu que não se trata apenas de um compromisso institucional, mas sim de toda a sociedade que agrega cidadãos conscientes e agentes activos de transformação social.

A perturbação (ou transtorno) do espectro do autismo (PEA), prosseguiu, é uma condição que se classifica como um distúrbio do neurodesenvolvimento que afecta milhões de pessoas em todo o mundo, disse.

Segundo a ministra de Estado, a perturbação manifesta-se precocemente na vida com deficiente interacção e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos do comportamento e desenvolvimento intelectual irregular.

Referiu que o facto do autismo se manifestar como um espectro, acarreta desafios ainda mais significativos na aplicação do princípio da singularidade, um dos princípios fundamentais da Lei 21/12, de 18 de Dezembro, que institui o regime jurídico da promoção e protecção dos direitos da pessoa com deficiência em Angola, que dispõe sobre a singularidade que é reconhecida à pessoa com deficiência, devendo a sua abordagem ser feita de forma diferenciada, tendo em consideração as circunstâncias pessoais.

Destacou a importância do workshop que tem como objectivo primordial promover um espaço para a sensibilização da população, em geral, sobre o PEA em Angola, envolvendo órgãos do Executivo, Associações de carácter filantrópico que lutam pela consciencialização da PEA, técnicos de saúde (médicos, psicólogos, terapeutas da fala e/ou terapeutas ocupacionais) e familiares de afectados com PEA.

Durante o encontro, serão analisados os avanços conquistados, identificados os obstáculos encontrados e partilhar as metodologias mais eficazes implementadas no atendimento e acompanhamento de pessoas com PEA, considerando ser imperativo que, enquanto membros activos da sociedade, todos se unam em esforços conjuntos para promover a inclusão social efectiva, garantir o acesso universal a serviços especializados de qualidade e assegurar o respeito incondicional à dignidade das pessoas com PEA.

Frisou que em Angola tem-se constatado um aumento no número de casos diagnosticados como PEA, pelo que apenas estudos criteriosos permitirão aferir a sua prevalência, isto é, o número total de casos existentes na população num determinado momento.

“Apenas com trabalho conjunto e consequente conseguiremos, progressivamente, promover a compreensão adequada e a aceitação da PEA, eliminando os estigmas e desmistificando os preconceitos que infelizmente se associam a esta condição”, asseverou.

Desejou que o evento, de um dia, seja produtivo, rico em intercâmbio de conhecimentos e de vivências e, acima de tudo, que sirva como catalisador do fortalecimento dos compromissos em prol desta causa tão nobre, de melhorar a qualidade de vida das pessoas com PEA e seus familiares.

Igualmente desejou que todos saiam do workshop não apenas mais informados, mas que toda a troca de experiências impulsione os presentes a agir produzindo melhores resultados e a fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

O encontro conta com a presença da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, das ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, da Educação, Luísa Grilo, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, do director do hospital, Geovani Malega, médicos, responsáveis de instituições que lutam pela consciencialização e pela melhoria da qualidade de vida de pessoas afectadas pela PEA, entre outros convidados.

O Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo foi instituído no dia 2 de Abril de 2007, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre a perturbação do espectro do autismo e promover a inclusão e o apoio às pessoas que vivem com esta condição. PA/OHA





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Ataque de grupo paramilitar no Sudão faz 100 mortos

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 08h26

Norte-americano assina pelo Petro para a BAL 

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 06h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+