Cazenga – O Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP) prevê atingir perto de 200 mulheres na primeira campanha de ablação de quisto da mama guiada por ecografia, que decorre desde hoje, segunda-feira, em Luanda.
Segundo o chefe dos serviços de Imagiologia do CHDCP, Celestino Delgado, esta campanha, que termina quinta-feira, tem como objectivo diminuir o número da lista de espera de pacientes que têm o diagnóstico de quisto na mama.
De acordo com o médico, a ablação de quisto da mama é um procedimento minimamente invasivo que visa destruir o revestimento interno do cisto epitélio secretor, utilizando o etanol absoluto de 95 a 99 porcento, para impedir acumulação do líquido, cujo foco principal é oferecer uma solução segura, eficaz e acessível para as mulheres com cistos mamários sintomáticos.
A campanha, explicou, está a ser realizada de forma gratuita no período das 8h00 às 14horas, com a previsão de atender 50 mulheres por dia, para ser feito o rastreio e a prevenção da ablação do quistomamário.
Celestino Delgado informou que as pacientes submetidas a este procedimento, que leva em média 10 a 15 minutos, recebem alta no mesmo dia, sem nenhuma cicatriz e com o quisto tratado.
Conforme o especialista, os critérios para se realizar este procedimento é a paciente ter já um prévio diagnóstico de quisto da mama.
Por seu turno, a directora clínica do CHDCP, Francisca Kifica, referiu que com esta campanha, o hospital pretende tratar e mostrar a sociedade que neste complexo pode-se fazer não só os diagnósticos mais também os procedimentos terapêuticos. KAM/ACS/SEC