Cuvelai – Mais de 57 mil cidadãos do município do Cuvelai, província do Cunene, foram terça-feira sensibilizados sobre as medidas de prevenção e combate à cólera, durante uma campanha promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).
Ao intervir no acto, realizado à margem do pagamento das transferências monetárias do Kwenda, o chefe do FAS no Cunene, Eduardo Silunda, lembrou que Angola está assolada pelo surto da cólera, razão pela qual as famílias devem reforçar as medidas preventivas, como a lavagem das mãos ao saírem e regressarem às casas, assim como zelarem sempre pela promoção da prática de higienização, desde o tratamento da água para o consumo.
“De igual modo, devem evitar acúmulo de resíduos sólidos próximo das residências, pois são grandes promotores da cólera”, salientou.
A campanha contou com a participação dos Agentes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitário (ADECOS).
Desde o inicio do surto de cólera, em Janeiro deste ano, a província do Cunene registou apenas um caso da doença, sendo que a paciente, de 39 anos, já está recuperada.
Foi reportado em Angola um total cumulativo de 5.219 casos, dos quais 2.620 em Luanda, 1.906 no Bengo, 593 em lcolo e Bengo, 42 em Malanje, 29 no Cuanza Sul, nove no Huambo, sete na Huíla, cinco no Zaire, três em Cabinda, dois no Cuanza Norte, igual número no Uíge e um no Cunene,
Ocorreram 189 óbitos, sendo 92 em Luanda, 72 no Bengo, 19 em lcolo e Bengo, três em Malanje, dois no Cuanza Sul e um em Cabinda.PEM/LHE/MCN