Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, constatou esta quinta-feira, as obras da Central Fotovoltaica Híbrida do Luau, província do Moxico Leste, que terá uma capacidade de produção de mais de 32,2 MW de energia.
De acordo com o gestor do projecto, Anderson Tiago, a obra encontra-se a 55 por cento de execução e quando terminada vai permitir a criação de vinte mil 573 ligações domiciliárias para cerca de 164 mil 584 beneficiários.
Explicou que o parque tem capacidade de armazenamento de bateria de 79 MWh, o que permitirá o abastecimento de energia durante o período noturno.
Conforme a fonte, está prevista a instalação, na central fotovoltaica de cerca de 54 mil 912 painéis solares bifaciais, com capacidade de 580 W cada um.
Neste momento, avançou, estão em andamento os trabalhos de fundações na zona administrativa, que contará com um edifício para operação e manutenção, armazém, oficina e um refeitório dormitório para apoio à equipa de operação e manutenção.
Anderson Tiago sublinhou que o projecto não se limita simplesmente à construção do parque, mas envolve a edificação de uma rede de distribuição e eletrificação de mais de 20 mil residências no município do Luau.
Segundo o responsável, os trabalhos de eletrificação foram já concluídos, com a colocação de 26 Postos de Transformação (PT), instalados nos bairros Capalandanda, Retornado, Calenje e Nova Urbanização.
Enfatizou que, com a entrada em funcionamento do parque voltaico, a comunidade pode esperar um fornecimento contínuo de energia elétrica, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com previsão de entrega para 2026, a infra-estrutura está avaliada em cerca de mil e 27 milhões de euros. FMA/VIC