Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta quinta-feira, em Luanda, as novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), uma infra-estrutura avaliada em mais de 44 milhões de dólares.
As novas instalações estão localizadas entre a rua dos Coqueiros e a ex-calçada Baltazar de Aragão e é constituída por quatro pisos.
Construído numa área de cerca de 10 mil 900 metros quadrados, o edifício é marcado por linhas arquitectónicas modernas, preservando a sua fachada original, com a conservar o património histórico da cidade capital, Luanda.
No piso zero está a área de apoio administrativo geral, o auditório e o refeitório, no primeiro o Centro de Escrutínio Nacional com capacidade para 836 postos de trabalho e áreas de apoio.
O segundo piso acomoda 16 gabinetes de trabalho para comissários e 76 áreas para atender o funcionamento de diversas direcções, ao passo que o terceiro alberga o gabinete do presidente da CNE, a sala do plenário, com 46 lugares, e respectivas áreas de apoio.
O parque de estacionamento para 97 viaturas está na parte exterior do idifício, cuja construção começou em Setembro de 2020.
O edifício leva o nome de Margaret Anstee, diplomata britânica que esteve em Angola, em 1992 em representação do Secretário Geral das Nações Unidas, a quando da realização das primeiras eleições em Angola, e que marcou a entrada de Angola para o multipartidarismo.