Luanda - O embaixador Miguel Bembe apresentou esta quarta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, as linhas estratégicas da Presidência de Angola na União Africana (UA), que assenta essencialmente na paz, segurança e boa governação.
De acordo com uma nota de imprensa, o embaixador de Angola na Etiópia e representante na UA disse que a aceleração da implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana (ZCLCA), na promoção de investimentos em Infraestruturas continentais, no capital humano, na consolidação e no reforço das parcerias, são outras prioridades.
A explicação foi dada durante um encontro de trabalho, com uma delegação chefiada pelo embaixador Javier Nino Perez, representante Especial da União Europeia junto da UA, no âmbito do reforço da cooperação multilateral.
Na o ocasião, Miguel Bembe acrescentou que a dinamização da estrutura organizacional e do funcionamento da UA, e a consolidação dos princípios que presidiram a criação da organização continental, como outras pontos da Presidência de Angola.
Reforçou que as mesmas estão alinhadas com as sete Aspirações Africanas e aos projectos emblemáticos da Agenda 2063 “África que Queremos” e o tema do ano de 2025: “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes por meio de Reparações”.
Por seu turno, o chefe da delegação europeia, Javier Nino Perez, disse que UE revê-se em todos os pontos de agenda de Angola.
Realçou que Angola pode contar com o apoio e a colaboração da União Europeia, tendo em conta o passado histórico e os interesses comuns existentes entre os dois continentes.
Considerou importante continuar a construir uma parceria forte que sirva de plataforma para a consolidação do multilateralismo.
O diplomata aguarda com expectativa a presença de Angola na 3.ª Reunião Ministerial UA-UE e na 1.ª Reunião do Comité de Acompanhamento, previstas para o dia 21 de Maio, em Bruxelas, que antecederão a 7.ª Cimeira dos Chefes de Estado
de Governo da UA-UE, agendada também para este ano, num dos países africanos. VIC