Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Serviço Penitenciário implementa formação técnico-profissional

     Educação              
  • Cuanza Norte • Quarta, 25 Outubro de 2023 | 20h12
Reclusos na unidade prisional do Cuanza Norte
Reclusos na unidade prisional do Cuanza Norte
Lucas Leitão

Ndalatando -Trinta e oito reclusos da cadeia da Comarca do Cuanza Norte, iniciaram, nesta quarta-feira,  cursos de artes e ofícios nas áreas de serralharia, alvenaria, corte e costura, cozinha e pastelaria.

O reinício das aulas, após vários anos de paralisação por razões técnicas, enquadra-se no programa de formação técnico-profissional e académica da população penal local, visando a humanização dos serviços.

Na abertura do ciclo formativo, o director dos Serviços Prisionais no Cuanza Norte, Luís da Costa Dias, referiu que a acção formativa,  além de proporcionar mais competências e habilidades aos reclusos, visa prepará-los para melhor reinserção social, assim como reduzir a ociosidade no seio da população penal.

A formação profissional, assinalou, é vista como factor preponderante na valorização do capital humano e das organizações e é um investimento com retorno efectivo para o desenvolvimento e diferenciação do recluso quando reintegrado na sociedade.

 Explicou que os Serviços Penitenciários, através do Ministério do Interior e outros órgãos do Executivo e parceiros têm apostado na reabilitação dos reclusos, introduzindo no sistema penitenciário um conjunto de políticas estruturantes baseadas na universalidade e modernização.

Estas politicas, indicou,  estão plasmadas em instrumentos jurídicos nacionais e  internacionais em comunhão com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras diplomas.

Além da vertente técnico-profissional, os reclusos beneficiam também de formação académica.

No presente ano lectivo 2023/2024, foram matriculados na instituição 182 reclusos, que frequentam aulas da alfabetização à 11ª classe.

O Delegado do Interior na província do Cuanza Norte, comissário António do Rosário Neto, aconselhou aos reclusos a aproveitarem a oportunidade para que possam se inserir da melhor forma na sociedade, após o cumprimento da pena.

De acordo com o director provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no Cuanza Norte, João Gaspar, serão igualmente implementados neste ano os cursos de mecânica e informática, no sentido de abranger maior número de reclusos.

Actualmente, o estabelecimento prisional da Comarca do Cuanza-Norte, com capacidade para 250 reclusos, conta com 446, dos quais 313 já condenados. EFM/IMA/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Restos mortais do general "Bock" repousam na Sant’Ana

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 15h02

Luanda terá mais 100 escolas em dois anos

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 14h44

IALTURC produz 30 toneladas de massa alimentar

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 14h39

Sessenta juízes tomam posse quarta-feira

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 13h49

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+