Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a emissão de Títulos da Dívida Soberana nos mercados internacionais num montante de quatro mil milhões de dólares, para financiar o Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025.
Segundo um Despacho Presidencial, publicado em Diário da República, o Chefe de Estado autoriza a emissão de Eurobonds no montante de três mil milhões de dólares, ao abrigo do programa global de endividamento de médio prazo.
Num outro despacho, o Presidente da República autoriza a emissão de mil milhões de dólares no mercado japonês.
A autorização permitirá igualmente dar continuidade do processo de diversificação das fontes de financiamento do Estado, no quadro da estratégia de endividamento de médio prazo para a prossecução dos objectivos económicos e sociais indispensáveis ao desenvolvimento do país.
À ministra das Finanças, Vera Daves, é delegada competência para contratar os serviços de consultoria, assim como as instituições financeiras que vão executar a emissão.
O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2025 fixa receitas e despesas em 34 biliões, 633 mil milhões, 790 milhões, 87 mil e 312 kwanzas, o que representa um aumento de 40,13% em relação a 2024. OPF/VC