Ondjiva - Duzentos e 12 cabeças de gado de várias espécies foram recuperadas pela Polícia Nacional (PN) na província do Cunene, durante a operação "Okwamena Eliko mo Cunene", realizada de 25 de Junho a 5 de Julho deste ano.
Entre os animais recuperados constam 128 bovinos, 67 caprinos, 13 suínos, quatro galinhas e mil 600 quilogramas de carne do gado abatido, entregues aos proprietários, em acto realizado este domingo , na comuna de Nehone, município do Cuanhama.
A acção operativa, que envolveu 300 efectivos de todos órgãos da delegação do interior no Cunene, permitiu também a detenção de 53 cidadãos envolvidos, dos quais um namibiano e abertura de 23 processos-crime.
As forças da ordem apreenderam ainda 395 mil e 500 kwanzas, bem como dois mil e 700 dólares namibianos, três motorizadas e um par de uniforme das Forças Armadas Angolanas (FAA).
No balanço da operação, o delegado do Interior no Cunene, comissário Alberto Paulo, destacou a entrega das forças nesta primeira fase da operação que no período de 11 dias alcançou resultados satisfatórios.
Disse que do total do gado recuperado, 31 foram roubados e furtados na vizinha República da Namíbia, que serão entregues aos legítimos proprietários, através da polícia namibiana.
Esclareceu que esta acção policial que levada a cabo nos seis municípios da província, tem como objectivo proteger a economia das famílias e devolver o sentimento de segurança aos criadores.
"O gado nesta região é a principal fonte de riqueza do povo, deve ser bem protegida e isso passa pela realização de acções do género a nível das aldeias, com a colaboração da população", realçou.
Explicou que o combate ao roubo e furto de animais e os crimes transfronteiriços é o foco principal no Cunene, em cumprimento das orientações superiores do Comando Geral da Polícia Nacional, de salvaguardar este bem.
Informou que a actividade terá sequência na segunda fase, pelo que exortou as autoridades tradicionais a continuarem a denunciar estas práticas nas suas zonas para se por fim este fenómeno na região.
Por sua vez, a cidadã Teresa Siwovano, manifestou-se satisfeita pela recuperação das suas 24 cabeças de gado bovino, enaltecendo o papel da polícia, uma vez que já tinha perdido a esperança dos animais serem encontrados.
Disse que os meliantes roubaram 28 cabeças no dia 1 de Junho do corrente ano, na localidade de Muhongo, arredores da cidade de Ondjiva, dos quais 24 foram resgatados, depois de ter feito a denúncia na polícia.
Teresa Siwovano sublinhou que esta época o gado não é acompanhado, mas com a lição que apreendeu estará mais atenta no acompanhamento dos animais.
Dados do Governo da província do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado, 78% das quais em posse de criadores tradicionais. PEM/LHE/VIC