Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Empresa apresenta solução tecnológica para prevenir processos corrosivos

    Angop logo
     Economia           
  •  • Terça, 09 Maio de 2023 | 14h32

Luanda - Uma solução tecnológica para prevenir o desgaste sofrido por uma peça metálica foi apresentada esta terça-feira, em Luanda, para manutenção das estruturas e aumentar o tempo de vida útil.

A solução “Tecnologia Anticorrosiva Rustless” é da empresa Rustless, sedeada no Brasil, mas com representação nos Estados Unidos, Canadá, México, Turquia, Portugal e agora também em Angola.

Falando à imprensa, depois da cerimónia de apresentação, o fundador da tecnologia Rustless, Jefferson Tasca, diz que a tecnologia conta com patente técnica e científica registada em 153 países, estando em operação em 8 países, atendendo comercialmente 23 países. 

De acordo com o mesmo, a tecnologia chega ao país para efectivar as operações, pelo “trazemos benefícios do uso da tecnologia para estruturas metálicas expostas aos mais variados tipos de corrosivos”. 

“Angola vive um momento de transformação, que combina com a nossa tecnologia, por ser a única no mundo capaz de paralisar processos corrosivos activos e prevenir a formação de novos processos corrosivos”  frisou. 

Segundo o responsável, a referida tecnologia amplia a vida útil do metal em navios, plataformas de petróleo, ou seja, onde existem qualquer tipo de estrutura metálica. 

Já o director executivo e representante da marca em Angola, Benedito Marlon Agostinho, considera a Rustless como sendo uma tecnologia que olha mais para a energia limpa e contra a poluição do meio ambiente. 

“De uma forma inteligente, combatemos a corrosão em todos os metais. Pode ser aplicado em torres, pontes e navios. A tecnologia aumenta 9 níveis de vida do metal a ser protegido. Em Angola existe muita ferrugem e isso é que fez trazer a tecnologia para o país”, disse. 

Acrescentou que existe pouca manutenção e as empresas “ainda usam a forma catódica de proteger os seus metais contra ferrugem, que é pintando, lixando, mas com o anti-corrosivo conseguimos apresentar uma solução independentemente do tipo de estrutura”.

O empresário assegura que nesta altura estão a trabalhar com os portos de Luanda e Cabinda para estudar a implementação da referida tecnologia.

Por seu turno, o contabilista Nelson Itembo, considera ser uma mais-valia, porque as pequenas e médias empresas sedeadas em Luanda gastam, em média, em despesas de manutenção e conservação de infra-estruturas metálicas entre 15% a 20 % das despesas realizadas.

Os impostos industriais de 6.5%, que está relacionado com as despesas de manutenção e conservação, têm sido outra preocupação da parte dos gestores, que procuram mecanismos para reduzir consideravelmente as despesas de manutenção e conservação, segundo o especialista que falava aos jornalistas à margem da apresentação da “Tecnologia Anticorrosiva Rustless”.

“Tenho realizado contabilidade a pequenas e médias empresas sedeadas em Luanda e as despesas, com manutenção, têm sido uma preocupação da parte dos gestores”, reforçou.

A Tecnologia Anticorrosiva Rustless, da empresa Rustless sedeada no Brasil, conta com representação nos Estados Unidos, Canadá, México, Turquia, Portugal e agora também em Angola.

Dados disponíveis apontam que cerca de 30% da produção mundial de ferro e aço é perdida para a corrosão, sendo que os custos consomem de 1 a 5% do PIB dos países.

Estudos apontam que 30% do metal extraído na natureza é destinado à substituição de peças e estruturas danificadas ou condenadas pela corrosão.

A corrosão dos metais é um processo natural resultante, geralmente, de reacções de oxirredução ou corrosão eletroquímica. Nesse processo, os metais sofrem desgastes por causa da acção de agentes naturais, como o gás e o oxigénio presente no ar.

Um exemplo de corrosão, que ocorre no dia-a-dia, é o processo de enferrujamento da palha-de-aço utilizada para lavar utensílios na cozinha.

É comum observa-se que ela passa a apresentar uma cor avermelhada e se desfaça, após um ou dois dias de uso.

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) que sofre oxidação (perde electrões), e o outro, redução (ganha electrões). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contacto com ele.HEM/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+