Luanda - Pelo menos dois mil e 500 atletas nacionais e estrangeiros disputam a partir das 8 horas de sexta-feira (4) a quarta edição da Meia Maratona Internacional da Paz`2025, numa distância de 21 km, com partida defronte ao Hotel Diamante e término no Mausoléu Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
A prova, enquadrada nos 50 anos da Independência Nacional, em 11 de Novembro próximo, contará com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos, em ambos os sexos, sendo que os prémios vão oscilar entre os 50 mil e cinco milhões e 700 mil kwanzas.
A organização do evento estipulou prémios do primeiro ao vigésimo classificado, como forma de valorizar o atleta.
Na edição passada, os fundistas da Somália, Abdulahi Mohamed, e do Bahrein, Violah Motosio, bateram novo recorde do evento.
O corredor somali venceu a prova com o tempo de 1h02m58s, superando o registo da corrida em 2022 de 1h03m17s, do queniano Kibet Chebuyo.
O fundista do Interclube Daniel Emídio, que cronometrou 1h05m13s, foi o melhor angolano, ao passo que a corredora Lúcia Capingala (individual) foi a melhor angolana, entre as participantes do sexo feminino.
A prova, que visa saudar o Dia da paz em Angola, a assinalar-se no dia 4, contará com seis países, entre os quais os estreantes China e Índia.
Trata-se do Quénia (dois atletas femininos e um masculino), Etiópia (5 femininos e 9 masculinos), Somália (2 masculinos), Bahrein (um feminino), China (um feminino e dois masculinos) e Índia (um feminino), perfazendo trinta corredores estrangeiros.
Percurso:
Hotel Diamante (partida), Rua das Kipakas, Largo 4 de Fevereiro, Murtala Mohamed.
Regreso: Avenida Murtala Mohamed, Avenida Agostinho Neto (Chicala), entrada na Praça da República.
Chegada: Mausoléu Dr. António Agostinho Neto. MC