Dundo – A universidade Lueji A´nkonde (ULAN), perspectiva para o próximo ano académico (2025/2026), a implementação do cursos ligados a ciências da saúde, com a entrada em funcionamento do Campus Universitário do Mussungue,província da Lunda-Norte, cuja conclusão das obras estão previstas para o final deste mês.
A informação foi prestada esta quarta-feira, pelo reitor da instituição académica, Alfredo Manuel, sublinhando que a concepção do projecto está na fase conclusiva, para posteriormente ser submetido ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, para avaliação e aprovação.
Disse que a medida, enquadrada no projecto de expansão da oferta formativa na província, visa evitar que os jovens que terminam a formação de base na Escola Técnica de Saúde, se desloquem noutros pontos do país para dar continuidade no ensino superior.
Anunciou igualmente, a abertura da segunda fase do mestrado em ciências da educação (ensino primário e educação de infância), na Escola Superior Pedagógica, que tem o apoio da faculdade de Educação, afecta a universidade de São Paulo (Brasil), bem como doutoramento em ensino primário.
Acrescentou que as faculdades de Economia e de Direito, poderão ter uma expansão nas áreas de licenciaturas, com realce para auditoria, gestão e direito económico.
A província da Lunda-Norte alberga três unidades orgânicas, nomeadamente faculdades de Direito, Economia e Escola Superior Pedagógica, todas afectas à universidade Lueji A´nkonde.
As três unidades orgânicas albergam cerca de nove mil estudantes, nos cursos de direito, economia e pedagogia.
Desde a sua criação na província da Lunda-Norte, a universidade Lueji A’nkonde já colocou no mercado de trabalho mais de sete mil licenciados em diversos cursos, com destaque para Pedagogia, Direito e Economia. QB/HD