Addis Abeba - O embaixador da Etiópia na China, Tefera Derbew, teve uma discussão produtiva com o vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento China-África (CAD), Yu Zhuorui, sobre várias oportunidades de cooperação mútua e preocupações de ambos os países.
A agência de notícias etíope informou que o embaixador enfatizou a necessidade de fortalecer as parcerias existentes e diversificar os investimentos, focando particularmente em projectos como o novo aeroporto internacional e destacou os desenvolvimentos recentes da Ethio-telecom e da Ethiopian Investment Holding Groups.
Descreveu a trajectória de desenvolvimento económico da Etiópia e convidou o Fundo CAD a explorar oportunidades de investimento dentro da nação.
Yu Zhuorui, por sua vez, expressou gratidão ao embaixador por facilitar a reunião, observando que isso melhoraria as relações bilaterais entre os dois países.
O vice-presidente ressaltou a importância de consultas conjuntas para promover a cooperação de desenvolvimento compartilhada e explorar novos caminhos para colaboração, expressando interesse em participar do novo projecto de aeroporto.
Por seu turno, o embaixador Tefera garantiu que o governo estenderia todo o suporte necessário à equipe recém-implantada do Fundo de Desenvolvimento China-África, estabelecido em 2006 como uma das oito medidas políticas propostas pelo governo chinês, durante a Cúpula de Pequim do Fórum sobre Cooperação China-África para promover a cooperação prática entre a China e os países africanos.
O objectivo é apoiar e encorajar empresas chinesas a investir na África.
Com a escala inicial definida para 5 biliões de dólares, o fundo foi organizado pelo CDB e começou a operar em Junho de 2007. ADR