Soyo - Setecentas e 50 famílias, das mais de mil desalojadas em consequência das chuvas no município do Soyo, província do Zaire, estão a ser apoiadas com cestas básicas, desde Janeiro último
O apoio resulta da campanha de angariação de donativos, promovida pelo partido MPLA na circunscrição, para acudir as famílias que viram as suas casas inundadas por força das chuvas.
Ao fazer o balanço da campanha, que termina no dia 30 de Março, o primeiro secretário municipal do MPLA, José Mendes Belo, destacou a mobilização dos empresários e da sociedade civil nesta causa solidária.
Informou que o passo a seguir será a transferência dessas famílias para zonas mais seguras, concretamente no bairro do Kitona, onde decorre o loteamento de terrenos que serão distribuídos às vítimas.
“Estamos a fazer o loteamento e temos já a planta de delimitação da zona, pelo que, brevemente, daremos início ao processo de distribuição dos lotes à população atingida pelas cheias”, assegurou.
O também administrador municipal do Soyo lamentou o facto de muitos munícipes terem erguido suas residências em zonas de retenção das águas das chuvas e valas de drenagem.
“Vamos ter que retirar essas famílias das zonas de risco, senão, continuaremos a ter os mesmos problemas”, asseverou José Mendes Belo, lembrando que o Soyo é uma zona susceptível de cheias.
A cidade do Soyo conta, actualmente, com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014. PMV/OHA