Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-governadora aponta formação da  PN como  conquista dos 50 anos de independência

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 16h10
Polícia Nacional de Angola comemorar 49 anos
Polícia Nacional de Angola comemorar 49 anos
Bráulio Pedro - ANGOP

Menongue – A vice-governadora da província do Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, apontou  a formação  contínua  do efectivos da policia nacional como avanços conquistados ao longo dos 50 Anos da Independência Nacional.

Helena Chimena, que falava durante o acto provincial das comemorações do 49° aniversário da corporação, que decorreu na Unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), sob o lema “ Pela ordem e pela paz ao serviço da nação”, afirmou que o contributo prestado pela PN tem sido determinante na construção de um país mais seguro.

A responsável explicou que a formação  dotou os membros da corporação de  conhecimentos modernos para melhor servir a população, bem como a modernização dos meios técnicos e logísticos, incluindo a aquisição de viaturas, equipamentos de comunicação e tecnologia de videovigilância para reforçar o patrulhamento e a investigação criminal.

Segundo a governante, a presença da Polícia Nacional no Cubango reflecte-se, também, na sua actuação contra a criminalidade urbana e rural, na protecção das populações mais vulneráveis e na promoção de um policiamento de proximidade, que fortalece a confiança entre os cidadãos e as forças da ordem.

Para si, embora os avanços sejam notáveis, os desafios ainda persistem, tendo em conta  o crescimento populacional, a urbanização acelerada e as novas formas de criminalidade.

Garantiu o compromisso do Estado em continuar a investir na Polícia Nacional, tornando-a cada vez mais forte, moderna e respeitada. 

Apelou para  o reforço da vigilância nas fronteiras terrestres e fluviais com as vizinhas república da Namíbia e Zâmbia na protecção da biodiversidade, trabalhando em conjunto com autoridades locais para a preservação dos parques naturais e combate à caça furtiva que ameaça espécies protegidas.

Por seu turno, o delegado provincial do Ministério do Interior  e Comandante Provincial da Polícia Nacional, no Cuando e Cubango, comissário José Alberto Chinhama, lembrou que, desde a sua criação, a PNA enfrentou muitos  desafios e complexos até a conquista da paz.

Fez saber que, com a divisão político administrativa e o surgimento de novos territórios operacionais, o comando provincial tem consentido esforços no desdobramento das forças para a cobertura na garantia da ordem e tranquilidade públicas.

Reiterou que a manutenção da ordem e tranquilidade públicas requer a integração de esforço de todos os efectivos da corporação, devendo primar por elevado nível de profissionalismo, organização, disciplina e a compostura com outros órgãos de defesa e segurança, administração de justiça, igrejas, autoridades administrativas, tradicionais e a sociedade em geral.

Balanço da segurança pública de 2024 a Janeiro de 2025

No período em análise registou-se 1275 (-303) crimes, destes 682 (-282) esclarecidos, e 593 (-18) crimes com autorias desconhecidas, representando 53 porcento de operatividade, resultando na detenção de 889 (-260) cidadãos, destes 189 (-107) detidos através de operações e buscas dirigidas mediante mandados de detenção, estancando-se 76 do sexo feminino, 28 estrangeiros e 26 menores de idade sob custódia da justiça.

Dos crimes registados maioritariamente foram praticados por jovens da faixa etária entre 14 a 19 anos de idade.

Das cifras criminais acima mencionadas, 203 (-180) são crimes contra as pessoas, destes 175 (+156) esclarecidos, com 174 (-147) detidos.

Constam ainda dos crimes 885 (-71) contra a propriedade, destes 340 (-8) esclarecidos, com 449 (-75) detidos, destacando-se 13 (+1) de vandalização de bens públicos, 58 (-48) contra a ordem e a tranquilidade públicas, destes 54 (-4) esclarecidos, com 74 (-89) detidos e 35 (-3) contra o ambiente.

Já os crimes contra a natureza económica teve um registo de 44 (-3), todos esclarecidos, com 52 (+7) detidos, bem como 50 (+5) crimes de narcotráfico, todos esclarecidos, com 54 (8) detidos.

Meios apreendidos/recuperados em acções policiais

Foram recuperadas 51 armas de fogo de diversos calibres, sendo 19 AKM, 11 caçadeiras, uma mauser, três mini UZI, nove pistolas de diversas marcas, dezanove carregadores diversos, 37 mil 907 munições diversas, 262 minas modelo 82 MM, 62 projectes de canhão B10MM, 20 cartuchos modelo 12MM.

Em termos de valores monetários foram recuperados um total de 323 mil kwanzas, 336 Rand Namibianos e 5 cartões multicaixas.

Foram também recuperadas 411 viaturas de marcas diversas, cinco máquinas pá carregadoras, mil 502 motorizadas e 110 quilogramas de estupefacientes vulgo “Liamba”, 162 cabeças de gados bovinos, entre outros meios.

Sinistralidade rodoviária

Foram registados um total de 219 (-28) acidentes de viação, que causaram 41 (-2) mortos, 367 (+39) feridos.

No âmbito da protecção das fronteiras

Neste domínio ao nível da província a situação é considerada estável, porém com a vizinha república da Namíbia registou-se quatro mil 261 (+1160) casos de violação de fronteiras, sendo mil 932 por entrada ilegal, mil 368 por saída ilegal, 23 por contrabando de combustível, 1 por caça furtiva, cinco por fuga ao fisco, 273 por devastação da flora.

Destes crimes resultaram na interpelação de seis mil 87 cidadãos, destes dois mil 73 angolanos, três mil 992 namibianos e 21 zambianos.

Durante a actividade foram ppatenteados 167 efectivos, entre terceiros subchefes e superintendente-chefe.LMZ/FF/PLB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Ataque de grupo paramilitar no Sudão faz 100 mortos

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 08h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+