Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Novo Hospital Geral do Cuanza Sul poderá ser inaugurado no terceiro trimestre deste ano

    Angop logo
     Saúde           
  •  • Sábado, 25 Março de 2023 | 16h44
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta
Joaquim Tomás-ANGOP

Sumbe - O novo Hospital Geral do Cuanza Sul, em construção no bairro Saber Andar, na cidade do Sumbe, poderá ser inaugurado no terceiro trimestre deste ano, informou, este sábado, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Ao falar à imprensa, no final da visita às obras de construção da nova unidade sanitária de referência da província do Cuanza Sul, Sílvia Lutucuta manifestou-se satisfeita com o ritmo dos trabalhos, sublinhando que estão dentro do calendário estipulado.

Ainda assim, de acordo com a governante, foram deixadas recomendações à empresa empreiteira no sentido de reforçar as equipas de trabalho, sobretudo as especializadas, para a execução da obra em tempo útil.

“Estamos satisfeitos e está tudo acautelado, pois já estamos com uma execução física na ordem dos 50 porcento. Contudo, precisamos trabalhar mais na execução financeira, razão pela qual pedimos aos empreiteiros para serem mais céleres no envio das facturas para a conclusão da obra no prazo estipulado”, salientou.

Fez saber que os equipamentos do novo hospital já foram adquiridos e vai se criar as condições para o seu armazenamento até à conclusão da obra, para posterior instalação.

O novo Hospital Geral do Cuanza Sul, com capacidade de 200 camas, está a ser construído numa área de seis hectares e é financiado pelo Ministério da Saúde, com um orçamento de 63 milhões e 180 mil dólares.

A cargo da construtora suíça especializada em soluções de saúde Promed Internacional, a unidade sanitária vai contar com três áreas de internamento, hemodiálise, psiquiatria, unidade de cuidados intensivos e quatro salas de cirurgia.

A instituição vai ter ainda serviços de fisioterapia, maternidade, laboratório, urgência, seis residências para o pessoal médico, morgue e área administrativa.

Atraso das obras de construção do novo Hospital de Porto-Amboim preocupa sector da Saúde

Por outro lado, a ministra Sílvia Lutucuta manifestou-se preocupada com o atraso que se regista nas obras de construção do novo Hospital Municipal de Porto-Amboim.

“A construção do novo Hospital de Porto-Amboim foi financiada pelo PIIM e se encontra semi-paralisada. Por isso, vamos trabalhar com o Ministério das Finanças para o desbloqueio de eventual situação que esteja a provocar algum constrangimento. Do ponto de vista administrativo, já cumprimos com os pressupostos para se efectivar os pagamentos”, acrescentou.

O futuro Hospital Municipal de Porto-Amboim terá capacidade para 90 camas e está a ser construído no bairro da Lila, numa área de três mil e 456 metros quadrados.

A unidade sanitária tem um orçamento de sete mil milhões 979 milhões e 600 mil kwanzas para a sua construção, a cargo da empresa Girassonde Lda.

Vai prestar serviços de ginecologia obstetrícia, pediatria, consultas externas, terá duas salas operatórias, maternidade, banco de urgência, internamento, morgue e área administrativa.

A ministra Sílvia Lutucuta anunciou sexta-feira, na cidade de Caxito, que as províncias do Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul e do Zaire vão contar com novos hospitais no decorrer deste ano.

Na ocasião, a governante disse ser pretensão do Executivo construir unidades sanitárias de referência em todas as províncias que ainda não possuem.

Disse haver igualmente projectos para a Lunda Norte, Uíge, Malanje, Catumbela (Benguela), Bailundo (Huambo) e Zaire.MCN





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Wiliete vence Santa Rita e regressa às vitórias

 Domingo, 13 Abril de 2025 | 18h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+