Huambo - A JMPLA na província do Huambo realizou, esta quinta-feira, uma campanha de sensibilização à população para reforçar as medidas de higienização dos bairros, para evitar a proliferação da cólera.
A campanha, que incluiu a limpeza de algumas artérias da cidade do Huambo, juntou mais de 500 militantes das estruturas de base da JMPLA.
Em declarações à ANGOP, o primeiro-secretário da JMPLA na província do Huambo, Evaristo Firmino, aconselhou a população para acatar as recomendações das autoridades sanitárias, para erradicação do surto que assola o país.
Lembrou que a cólera é um problema de saúde pública, cuja erradicação depende do envolvimento de toda sociedade, numa altura em que o país tem o registo, desde Janeiro último, de 349 óbitos.
O responsável indicou a erradicação de aglomerados de resíduos sólidos junto das residências, a limpeza das valas de drenagem e a promoção de hábitos saudáveis nas comunidades, como os principais objectivos da actividade do braço junivel do partido MPLA.
Sem nenhum óbito, a província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, regista 23 casos de cólera.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, que tem como sintomas, moderados ou graves, em termos gerais, diarreia aquosa com duração de alguns dias. MLV/JSV/ALH