Benguela - Mais de trinta intervenções cirúrgicas para eliminação de cataratas estão a ser realizadas diariamente, nesta cidade, no âmbito de uma campanha promovida pelo Centro Oftalmológico Internacional de Benguela, soube a ANGOP.
A campanha, com duração de três dias, surge no âmbito da celebração do 15º aniversário de existência do referido centro e visa diminuir o número de pacientes que se encontram em lista de espera para realização desse procedimento.
Em média, 12 pessoas são diagnosticadas diariamente com a enfermidade nesta unidade hospitalar, que realiza cerca de 1.200 intervenções cirúrgicas por ano.
Segundo o director clínico desta unidade de referência no país, Ernesto Ussengue, no primeiro dia da campanha foram realizadas 35 operações.
Informou que o número de pacientes que acorre ao centro é elevado, porque são provenientes de quase todo o país.
Ernesto Ussengue disse que os casos de catarata são reversíveis após a cirurgia.
A campanha, a primeira do género realizada pelo centro, conta com o concurso de quatro médicos angolanos e oito de nacionalidade cubana.
A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por factores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.
Ela é a principal causa de cegueira no mundo. CRB