Luanda – O enviado especial da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, disse, esta quarta-feira, na capital angolana, que o processo de Luanda é o que cristaliza as esperanças para uma paz efectiva na região dos Grandes Lagos.
Huang Xia, que falava à imprensa após uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, informou que o encontro serviu para escutar a apreciação do Chefe de Estado angolano sobre o andamento da situação na região, para posterior comunicação no Conselho de Segurança da ONU.
O enviado, aproveitou a ocasião para transmitir a alta apreciação que o secretário-geral da ONU, o engenheiro António Guterres, granjeia, pelo Presidente da República, por todo esforço empreendido para que o processo de Luanda seja o instrumento através do qual, se possa alcançar a paz efectiva na região dos Grandes Lagos.
De acordo com Huang Xia, a recente vinda do presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, a Luanda, faz renascer a esperança de haver uma coordenação efectiva entre os dois processos, o de Luanda e o de Nairobi, pelo que a ONU reafirma a disposição de apoiar os dois processos.
João Lourenço é o actual presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização criada em 1994 com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que marcaram a região.
São membros da CIRGL Angola, Burundi, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e República do Congo.MR