Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR quer reforço da cooperação no domínio militar com EUA

    Angop logo
     Política           
  •  • Terça, 03 Dezembro de 2024 | 13h36
Encontro bilateral Angola/E.U.A
Encontro bilateral Angola/E.U.A
Joaquina Beno - ANGOP

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, advogou, esta terça-feira, o reforço da cooperação no sector da defesa e segurança com os Estados Unidos da América (EUA).

Falando na abertura das conversações oficiais entre as delegações de Angola e dos EUA, na presença do seu homólogo  norte-americano, Joe Biden, o Chefe de Estado angolano disse que gostaria de ver incrementada a cooperação neste  domínio, sobretudo no acesso às escolas e academias militares, no treino militar em Angola, bem como na realização de mais exercícios militares conjuntos.

O Presidente João Lourenço quer, igualmente, ver incrementada a cooperação nos programas de segurança marítima, para a protecção do Golfo da Guiné e do Atlântico Sul, assim como no programa de reequipamento e modernização das Forças Armadas Angolanas.

Por outro lado, referiu que importantes projectos de investimento público estão em curso, com o financiamento do EXIMBANK americano, do CITI Capital e a Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional (DFC), com empresas americanas como a SUN África, a Africell, a Mayfair Energy, a Acrow Bridge, a GATES Air entre outras.

Apontou também os investimentos das petrolíferas Chevron e ESSO, que estão em Angola há várias décadas, assim como inúmeras empresas americanas prestadoras de serviços neste ramo.

Com a empresa Amer-com, referiu o Chefe de Estado, Angola está a trabalhar na construção de silos de grãos e pontos de recolha em plataformas e parques ao longo do Corredor do Lobito e de outros pontos considerados potenciais celeiros do país, no quadro da segurança alimentar.

Em relação ao sector da Saúde, destacou que da cooperação com a USAID, a GAVI e o Fundo Global, Angola tem beneficiado bastante dos programas de combate à malária, à tuberculose, ao VIH-SIDA, à COVID-19, assim como do programa de cirurgia robótica, que começa a ser uma realidade em Angola, numa parceria com o renomado hospital da cidade de Orlando, na Flórida.

João Lourenço manifestou, também, o desejo de ver os investidores americanos envolvidos na construção das linhas de transportação de energia de alta tensão, no regime de parcerias público-privadas para os países da África Austral, nomeadamente para a região do Copperbelt, na Zâmbia, bem como para a RDC e Namíbia, conectando a rede eléctrica dos países da SADC.

Disse que o projecto ANGOSAT 2 trabalha com a NASA e a Maxar Technologies na aquisição de imagens satélite de alta resolução, para a monitorização das calamidades naturais, nomeadamente na implementação do Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA).

Durante  a sua intervenção, enalteceu o facto de Luanda albergar, em Junho de 2025, a realização da Cimeira EUA/África, que vai aproximar políticos, empresários, académicos e a sociedade civil americana e africana, para falar de negócios, de história, de cultura, enfim, de interesses cruzados.

Afirmou, por outro lado, que a visão e o engajamento do seu homólogo para o sucesso do Corredor do Lobito, assim como a sua contribuição para o programa de transição energética, com a construção dos parques solares no sul de Angola, serão sempre lembrados como “um grande contributo” para a segurança alimentar e energética, para o desenvolvimento económico e social de Angola e da região austral de África.

O Presidente Joe Biden encontra-se, desde segunda-feira, em Angola para uma visita de três dias, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Trata-se de uma visita histórica, por ser a primeira de um Presidente dos EUA a Angola.

No quadro do programa, Joe Biden visita, ainda hoje, o Museu da Escravatura, onde fará um discurso para destacar a força duradoura e a relevância das relações dos EUA com Angola, em particular, e África, no geral, e no enfrentamento de uma ampla gama de desafios globais.  

Quarta-feira, desloca-se à província de Benguela, onde vai tomar conhecimento da fábrica do Grupo Carrinho, bem como visita o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.ART

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Indulto põe em liberdade seis indivíduos no Uíge

 Quarta, 16 Abril de 2025 | 16h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+