Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ngana Zenza lança projecto de assistência médica para mais de mil famílias na Huíla

    Angop logo
     Saúde           
  • Huíla • Quarta, 16 Abril de 2025 | 17h01
Huila: Hospital Mamã Muxima do Toco
Huila: Hospital Mamã Muxima do Toco
Morais Silva

Lubango - O Programa de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Ngana Zenza, liderada pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, lança, esta quinta-feira, na localidade do Toco, município do Hoque, na Huíla, um subprojecto de assistência médica e medicamentosa de proximidade para mais de mil famílias.

Trata-se de um subprojecto inserido no do Projecto de Intensificação Comunitária do Hospital municipal "Mamã Muxima do Toco", no quadro do referido programa de desenvolvimento comunitário.

Segundo uma nota a que à ANGOP teve acesso, o subprojecto vai assistir mais de mil famílias de cinco aldeias, num universo de mais de cinco mil pessoas, entre velhos e crianças, num período de sete meses.

Durante tal período vão ser criados serviços itinerantes de assistência médica e medicamentosa nas aldeias por via de feiras de saúde e apoio às campanhas de vacinação para crianças dos zero aos cinco anos de idade e de adolescentes.

Vão ser ainda realizadas sessões de sensibilização sobre a importância do planeamento familiar, aleitamento materno, doenças sexualmente transmissíveis (DST) com engajamento dos promotores comunitários.

O Programa de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Ngana Zenza, com um período de execução de três anos (2023-2025), prevê abranger três mil, 887 famílias, que correspondem a 18 mil 282 pessoas no Toco.

A iniciativa inserida em 10 projectos e 27 subprojectos assenta sob cinco pilares, designadamente o reforço das instituições locais com o empoderamento das lideranças comunitárias, das mulheres e o reforço da administração local; acesso aos serviços sociais básicos – educação, alfabetização, saúde, água, saneamento básico, electricidade e cidadania.

O outro foco está na melhoria da qualidade de vida das famílias, com habitação condigna, alimentação regular saudável; a redução do impacto da acção humana sobre o ambiente, mediante o desenvolvimento de fogões melhorados, educação ambiental e reflorestamento, assim como a promoção da economia local com infra-estruturas de apoio à produção, diversificação das fontes de renda e geração de emprego.

EM/MS



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+