Luanda - As medidas em curso para acabar com os casos de cólera em três províncias do país, levadas a cabo pelo Ministério da Saúde, foram transmitidas esta segunda-feira, em Luanda, ao Presidente da República, João Lourenço.
A informação foi prestada pela titular da pasta da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante uma reunião com o Chefe de Estado, decorrida no Palácio Presidencial, onde estavam presentes alguns auxiliares do Titular do Poder Executivo e quadros da saúde.
Até hoje, segunda-feira, 15 pessoas morreram dos mais 170 casos registados nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, desde a confirmação dos primeiros casos a 07 de Janeiro do corrente ano.
Nas três províncias, consideradas de risco, foi activado o Plano de Contingência e Combate à Cólera, explicou a governante.
O Ministério da Saúde tem trabalhado no reforço das medidas de vigilância epidemiológica e laboratorial, mobilização, comunicação na promoção da saúde e na melhoria de abastecimento de água potável.
A cólera é uma infecção do intestino delgado por algumas estirpes das bactérias "vibrio cholerae". Os sintomas podem variar entre nenhum, moderados ou graves.
O sintoma clássico da doença é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias, assim como vómitos e cãibras musculares. AFL/VIC