Talatona – O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) destacou, esta sexta-feira, a figura do antigo ministro Venâncio de Moura pelas acções em prol da afirmação do país no concerto das nações.
Segundo a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, que falava na abertura da terceira edição da celebração do Dia do Patrono da Academia Diplomática Venâncio de Moura, a dimensão de Venâncio de Moura não se reduz nas actividades do MIREX, pois o seu sentido patriótico continua a servir de referência nas diferentes dimensões do processo de tomada de decisão do país.
Esmeralda Mendonça destacou a figura de Venâncio de Moura como um bom negociador e pela perseverança no tratamento das missões em prol de Angola.
“Naturalmente, homens de Estado, da craveira de quem nos une neste dia, nunca morrem, pois os seus feitos e exemplos vivem na memória, não apenas dos quadros nacionais que com eles trabalharam, mas também na memória de várias individualidades estrangeiras que com eles interagiram no contexto da diplomacia da República de Angola”, afirmou.
Venâncio de Moura foi ministro das Relações Exteriores entre 1992 e 1999. Figura incontornável da diplomacia angolana, foi um dos signatários do Protocolo de Lusaka, pelo governo angolano, em Novembro de 1994.
Dedicou 23 anos à diplomacia, um como embaixador na Itália e 22 nos cargos de vice e de ministro das Relações Exteriores.
Hoje a Academia Diplomática tem como patrono o saudoso ministro Venâncio da Silva Moura, cuja homenagem é rendida a 25 de Fevereiro, dia do seu nascimento.
Durante a cerimónia de abertura das celebrações foi inaugurado um monumento em homenagem ao saudoso ministro Venâncio de Moura, patrono da Academia Diplomática do MIREX. KAM/MAG