Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reitera compromisso com a paz social

    Angop logo
     Política           
  •  • Quinta, 03 Abril de 2025 | 13h38
Governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza
Governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza
Helder Dias - ANGOP

Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, afirmou esta quinta-feira, que o Governo vai continuar a implementar políticas que visam a promoção da justiça social, dos direitos humanos, respeito às diferenças, inclusão socioeconómica e acesso aos serviços públicos essenciais, para honrar os sacrifícios consentidos pelos angolanos na conquista da paz.

A governante reiterou este compromisso durante a palestra sobre “A paz como factor determinante para o desenvolvimento dos país “, promovida pelo governo local no quadro das comemorações do 23 aniversário da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se a 4 de Abril sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, cujo acto central será na província do Moxico Leste.

Segundo Filomena Miza, o Executivo angolano tem estado a trabalhar em vários domínios para o desenvolvimento económico e social, apostando na mudança da estrutura económica que durante anos esteve excessivamente dependente do petróleo e dos diamantes.

Disse que a aposta passa pela diversificação da economia, através do aumento da produção local, com o apoio indispensável do sector privado nacional e estrangeiro.

Por outro lado, fez saber que na Lunda-Norte, os esforços têm sido em garantir que a paz se traduza em melhoria das condições de vida dos cidadãos, através da construção e reabilitação de infra-estruturas sociais.

Entre os ganhos da paz na Lunda-Norte, destacou a ligação das sedes municipais por estradas asfaltadas, um total de 950 quilómetros, a instalação de 42 pontes mistas e metálicas, 208 escolas, perfazendo um total de 2 mil e 25 salas de aulas, mais de 100 unidades sanitárias e construção da Centralidade do Mussungue com 5 mil e 400 apartamentos, acolhendo actualmente mais de 30 mil moradores.

Destacou igualmente a reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, com capacidade de produzir 34 megawatts, contra os anteriores 8 MW.

Anunciou que em breve estarão a disposição da população o Campus Universitário do Mussungue, com 87 salas de aulas, as centrais fotovoltaicas do Cafunfo (Cuango) e Lucapa, entre outros projectos.

Ainda no sector energético, a governante realçou o projecto de extensão da ligação da rede eléctrica para os diferentes municípios, através da interligação do Sistema Leste ao Norte, com a construção de duas linhas de 220 Voltes e subestações associadas no Dundo e Lucapa.

Para a celebração do 23 aniversário da Paz e Reconciliação Nacional na Lunda-Norte, o governo prevê a inauguração de uma escola para alunos com necessidades especiais no Mussungue, espectáculo musical, actividades desportivas, palestras e debates radiofónicos sobre o impacto da paz.

O dia da paz e reconciliação nacional foi instituído a 4 de Abril de 2002, uma data de transcendente significado para o povo angolano, após a assinatura do memorando de entendimento entre o Governo e a UNITA que pôs fim a um conflito armado que durou décadas. QB/HD





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Primeiro-ministro libanês inicia visita à Síria

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 15h21

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+