Luena – A aposta na educação e a contínua auto-profissionalização da juventude angolana são algumas das ferramentas fundamentais para a manutenção da paz no país, considerou, esta quarta-feira, o governador do Moxico, Ernesto Muangala.
Intervindo numa conferência sobre a Paz e o Desenvolvimento de Angola, realizada pelo Instituto Superior Politécnico Walinga, Ernesto Muangala considerou que a manutenção da paz exige da juventude maior profissionalismo e dedicação na conservação das conquistas alcançadas no país.
Para a concretização deste objectivo, o governante encorajou as instituições de ensino e a comunidade académica para se dedicarem nas pesquisas científicas sobre a realidade social do país, que visam guiar o país para o progresso e desenvolvimento.
Conforme o governante, a pesquisa científica deve ser a base da tomada de decisões, daí a necessidade de se apostar no conhecimento para melhor posicionamento nas mudanças que ocorrem nas sociedades.
“A paz verdadeira nasce da educação e da oportunidade para a construção de uma sociedade pacífica”, disse
Já o especialista em Sistemas Eleitorais e Democracia Onéssimo Satucula defendeu o reforço do valor do diálogo no país, visando a criação de ideais comuns, em prol do desenvolvimento do país.
Dissertando sobre "a reconstrução da paz em Angola", encorajou envolvimento das instituições de ensino superior para a criação dos valores da paz, baseados na solidariedade e na democracia.
Para impulsionar o desenvolvimento do país, destacou a necessidade de se apostar na construção de infraestruturas rodoviárias para garantir a mobilidade de pessoas e bens.
Angola celebra a 04 de abril deste ano 23 anos da Paz e Reconciliação Nacional, sob o lema “Angola 50 anos: preservar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor” cujo acto central vai decorrer no município do Luau, província do Moxico Leste. TC/YD