Luanda - O diplomata angolano Júlio Maiato foi acreditado esta quarta-feira (22), no Estado do Kuwait, como Embaixador Não Residente.
O diplomata angolano apresentou as cartas credenciais às autoridades daquele país da Península Arábica, localizado a Noroeste do Golfo Pérsico, numa cerimónia em que foram acreditados igualmente nove (9) diplomatas estrangeiros.
Na ocasião, o Chefe da Missão Diplomática de Angola nos EAU expressou às autoridades kuwaitianas o desejo de dar início a uma nova fase com o estabelecimento de um instrumento legal de cooperação bilateral entre os dois países.
Além disso, a criação de condições para que sejam financiados projectos em curso em Angola através de diversos Fundos existentes no Kuwait.
O Fundo Soberano (Autoridade de Investimento do Kuwait), o quarto maior do mundo, tem um capital de 980 mil milhões de dólares.
Este Estado conta ainda com o Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico criado para a ajuda financeira e tecnica a países necessitados e já concedeu um total de mil e 56 empréstimos a 120 países beneficiários, totalizando 22,1 mil milhões dólares.
De igual modo, mais de 300 subvenções e pacotes de assistência técnica foram prestadas a 88 países e instituições, totalizando 318,9 milhões de dólares.
No campo empresarial, a Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait congrega mais de 40 mil firmas.
Esta é, para as autoridades angolanas, um bom parceiro para cimentar cada vez mais uma maior aproximação com as empresas dos dois Estados.
Na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Kuwait, Abdullah Ali Al-Yahya, realçou as excelentes relações existentes entre os dois países.
O responsável fez ainda referência ao reforço dos laços de amizade e de cooperação bilateral, particularmente no sector petrolífero.
Manifestou igualmente o grande interesse da parte kuwaitiana em cooperar com Angola no que diz respeito à segurança alimentar visto que representa uma das principais prioridades do seu Governo.
Visando diligenciar investimentos e galvanizar as trocas comerciais entre os dois países, o governante do Kuwait realçou as recomendações do embaixador Júlio Maiato de estreitamento das relações entre a Missão Diplomática de Angola e os diferentes fundos criados e a Câmara de Comércio e Indústria local.
À margem da cerimónia, o embaixador Júlio Maiato manteve um breve encontro com o director África do ministério dos Negócios Estrangeiros do Kuwait, Nayef Al-Mudahaf.
Durante o encontro foi passado em revista o estado actual das relações entre os dois países.
O Estado do Kuwait, liderado pelo Emir, Sheikh Mishal Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, tem como principais parceiros os Emirados Árabes Unidos, China, Arábia Saudita, Coreia do Sul, EUA e Japão.
O Kuwait tem um sistema bancário bem desenvolvido e vários bancos no país remontam ao tempo antes da descoberta de petróleo.
A produção actual de hidrocarbonetos é de 2,8 milhões de barris por dia e sofreu um aumento de 4 milhões de bpd em 2020, estando as suas reservas do crude de aproximadamente 104 biliões de barris, equivalente a aproximadamente 8% das reservas do mundo.
Com uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,7%, o Kuwait tem uma das economias que mais cresce na região do Oriente Médio e do mundo árabe.
Além do Estado do Kuwait, fazem parte da área de cobertura da Embaixada da República de Angola em Abu Dhabi, o Reino do Bahrein, o Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão) e a República Islâmica do Paquistão, assim como a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), com sede em Abu Dhabi.
A República de Angola e o Estado do Kuwait assinaram o acordo que formalizou o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países a 20 de Novembro de 1997. SC