Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Destacada importância da consciencialização contra risco de minas

    Angop logo
     Política           
  •  • Terça, 08 Abril de 2025 | 17h50

Ondjiva - O chefe da brigada provincial do Centro Nacional de Desminagem no Cunene, Edson Pompeu, enalteceu, esta terça-feira, a importância das campanhas de sensibilização sobre os perigos e riscos de minas e outros engenhos explosivos, para prevenir eventuais acidentes.

Em declaração à ANGOP, a propósito do Dia Internacional para Consciencialização sobre Risco de Minas, assinalado a 4 de Abril, fez saber que situação na província requer uma aposta séria na consciencialização das comunidades, com particular realce nas zonas rurais e suburbanas.

Indicou que o Cunene é uma região que dispõe de várias minas, engenhos e abuses espalhados por vários exércitos que passaram pela província ao longo das diferentes épocas de conflitos armados, algumas delas não catalogadas.

Disse que actualmente as acções de educação das comunidades são realizadas de forma pontual durante o processo de desminagem em áreas indicadas, no sentido de prevenir a população dos eventuais acidentes com minas.

O responsável fez saber que, durante o ano de 2024, foram sensibilizadas seis mil e 310 pessoas, destas quatro mil e 523 crianças e mil e 787 adultos, contra os 4.680 do período homólogo.

Referiu que durante as sessões de sensibilização são utilizados panfletos ilustrativos para demonstrar às pessoas os tipos de engenhos e passos a seguir caso se deparar com algum objecto estranho, comunicando de imediato às autoridades locais como sobas, séculos, catequista ou polícia.

Edson Pompeu lamentou a pouca indisponibilidade de material ilustrativo de perigo de minas, o que tem limitado a distribuição nas comunidades, a exemplo de anos anteriores que eram atribuídos aos líderes comunitários no sentido de replicarem a informação.

“Temos um défice de produção, devido a um problema conjuntural, mas o essencial é que a população não toca em objectos estranhos, sobretudo os jovens que insistem na teimosia que a mina dispõe de mercúrio”, sustentou.

Outrossim apelo às comunidades do meio rural a terem em atenção no período de lavoura, onde verifica-se incidentes com minas em campo agrícola, sustentando que a região dispõe de espaços desconhecidos e não mapeados.

De realçar que encontram-se catalogadas 35 áreas suspeitas, correspondendo uma área de quatro milhões, 517 mil 653 metros quadrados por limpar, assim como são controladas 180 pessoas como vítimas de minas.

Dados da Agência Nacional da Acção contra Minas no Cunene (ANAN) indicam que, em 2024, foram desminados um milhão, 835 mil e 920 metros quadrados , mais 77 mil 128 em relação ao ano anterior.

O processo permitiu a recolha de 15 minas anti tanque, 20 anti pessoais, 127 engenhos explosivos, cinco mil e 899 munições e 31 mil, 266 metais.

A data foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, com objectivo de refletir sobre o trabalho realizado e os perigos que as minas representam, assim como o compromisso dos Estados com um mundo livre desses explosivos.

Segundo a ONU, em apenas 2019, cerca de 2,2 mil pessoas morreram nessas explosões e acima de 5,5 mil pessoas ficaram feridas. Os homens são mais de 80% das vítimas terrestres.FI/LHE/SC





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

 Obras na estrada de Massangano terminam este ano

 Terça, 15 Abril de 2025 | 17h17

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+