Manama (Dos enviados especiais) – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta sexta-feira, que Angola traz como foco, para a 146ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP), a decorrer de 11 a 15 deste mês, a experiência no processo de paz, de reconciliação e de reconstrução nacional.
Em entrevista à ANGOP, Carolina Cerqueira avançou que os parlamentares angolanos vão aproveitar a ocasião para dar a conhecer, igualmente, os passos dados pelo país para o reforço do Estado democrático de direito, como resultado dos ganhos obtidos com o advento da paz alcançada em 2002.
“Desde 2002, Angola tem fortalecido as suas instituições e hoje temos um parlamento forte, que se engaja no caminho da democracia, representativo e multipartidário, com uma percentagem considerável de mulheres, jovens e uma agenda actual”, asseverou.
Carolina Cerqueira adiantou que a pretensão é dar a conhecer, também, a preocupação do parlamento angolano para com às questões de paz, coexistência pacifica, segurança social, com a democracia, inclusão e abrangência dos parlamentares, contando, sempre, com a participação da juventude e das mulheres.
Durante a 146ª Assembleia Geral da União Inter-parlamentar, os parlamentares vão analisar as estratégias da organização nas alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate as alterações climáticas.
Em abordagem consta ainda o reforço sobre a legislação climática para a reduzir as emissões e o apoio para uma transição de energias limpas.
Angola vai receber, durante o evento, o testemunho para a realização da 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar a ser organizada pelo Parlamento Angolano no mês de Outubro, em Luanda.
A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM