Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bombista suicida mata quatro pessoas em escola dos talibãs no Paquistão

    Angop logo
     Mundo           
  •  • Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 12h48
Mapa do Paquistão e rio Indo
Mapa do Paquistão e rio Indo
Divulgação

Islamabad - Um atentado suicida ocorrido hoje numa escola corânica histórica dos talibãs no Paquistão causou quatro mortos, incluindo o director, anunciou a polícia.

A madraça é frequentada pelos mais altos dirigentes dos movimentos talibãs paquistanês e afegão, segundo a Reuters.

O director "Hamid ul-Haq está morto. A polícia forense está a estudar o local do crime e os primeiros resultados apontam para um atentado suicida", disse o chefe da polícia local, Abdul Rasheed, à agência francesa AFP.

Anteriormente, Zulfiqar Hameed, chefe da polícia da província montanhosa de Khyber-Pakhtunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão, tinha dado um balanço de "quatro mortos e 13 feridos".

A televisão paquistanesa Geo TV noticiou que a bomba explodiu na primeira fila após a oração de sexta-feira, quando os fiéis abandonavam a mesquita Darul Uloom Haqqania, em Akora Khattak, a cerca de 60 quilómetros a leste de Peshawar.

O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, e o ministro do Interior, Mohsen Naqvi, condenaram o "acto terrorista".

Não foi feita qualquer reivindicação imediata para o ataque.

Em Cabul, um porta-voz do Ministério do Interior dos talibãs "condenou veementemente" o ataque, atribuindo-o a "pessoas do Estado Islâmico", referindo-se ao grupo também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh.

A explosão teve lugar na mesquita do seminário Darul Uloom Haqqania, em Akora Khattak, durante a oração na véspera do Ramadão.

Hamid ul-Haq era filho Sami-ul-Haq, antigo reitor da escola e conhecido como o "pai dos talibãs" por ter aconselhado o fundador do movimento, foi morto em 2019, na sua residência em Bahria Town, em Rawalpindi.

Khyber Paktunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão, é, juntamente com o sul do Balochistão, que faz fronteira com o Afeganistão e o Irão, uma das zonas mais problemáticas do Paquistão.

Islamabad acusa o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), irmãos ideológicos dos talibãs afegãos, de actividades terroristas na região.

Khyber Pakhtunkhwa está a atravessar um período de aumento do terrorismo e da violência desde que os talibãs chegaram ao poder em Cabul em 2021, segundo a agência espanhola EFE.

Quando os talibãs regressaram ao poder em 2021, a madraça de Akora Khattak, apelidada de "universidade da jihad", manifestou apoio aos combatentes quando avançaram sobre Cabul, derrotando a República Islâmica apoiada pela comunidade internacional. GAR





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Bengo elege delegados ao congresso do PRA-JA

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 21h04

Angola participa na abertura da Expo Osaka 2025

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 20h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+