Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ataques israelitas matam mais de 50 pessoas na Faixa de Gaza

    Angop logo
     Mundo           
  •  • Quinta, 03 Abril de 2025 | 11h10
Mapa da Faixa de Gaza
Mapa da Faixa de Gaza
Divulgaçao

Faixa de Gaza - Mais de 50 pessoas morreram na Faixa de Gaza em ataques israelitas durante a noite, disseram autoridades hospitalares, um dia após Israel ter anunciado que vai ocupar grandes áreas de Gaza e criar um novo corredor de segurança.

Israel prometeu intensificar a guerra de quase 18 meses com o Hamas até que a organização devolva as dezenas de reféns que ainda mantém em sua posse, deponha as armas e deixe o território, segundo a Reuters.

Os israelitas impuseram ainda uma paragem, durante um mês, no envio de alimentos, combustível e ajuda humanitária.

Autoridades em Khan Younis, na parte sul da faixa, disseram que os corpos de 14 pessoas foram levados para o Hospital Nasser, nove delas da mesma família, e que entre os mortos estão cinco crianças e quatro mulheres.

Os corpos de outras 19 pessoas, incluindo cinco crianças com idades entre um e sete anos e uma mulher grávida foram levados para o hospital europeu perto de Khan Younis, disseram responsáveis do hospital.

Na Cidade de Gaza, 21 corpos foram levados para o hospital Ahli, incluindo os de sete crianças.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou que Israel estava a criar um novo corredor de segurança na Faixa de Gaza para pressionar o Hamas.

Sugerindo que esse corredor isolaria a cidade de Rafah, no sul, que Israel ordenou que fosse evacuada, do restante do território palestino.

Netanyahu referiu-se ao novo eixo como corredor Morag, usando o nome de um assentamento judaico que ficava entre Rafah e Khan Younis, sugerindo que passaria entre as duas cidades do sul.

Disse ainda que seria "um segundo corredor de Filadélfia", referindo-se ao lado de Gaza da fronteira com o Egipto, mais ao sul, que está sob controlo israelita desde Maio passado.

Israel reafirmou o controlo sobre o corredor Netzarim, que separa o terço norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, do restante faixa costeira.

Ambos os corredores existentes vão da fronteira israelita até o Mar Mediterrâneo.

"Estamos a cortar a Faixa e a aumentar a pressão passo a passo para que eles nos entreguem os nossos reféns", disse Netanyahu.

A Autoridade Palestiniana, apoiada pelo Ocidente, liderada por rivais do Hamas, expressou a sua "completa rejeição" ao corredor planeado por Israel e pediu ao Hamas que abrisse mão do poder em Gaza, onde a organização enfrentou recentemente alguns protestos.

A declaração de Netanyahu surgiu depois de o ministro da Defesa, Israel Katz, ter dito que Israel anunciaria 16 grandes áreas de Gaza e as adicionaria às suas chamadas zonas de segurança, aparentemente referindo-se a uma zona-tampão existente ao longo de todo o perímetro de Gaza.

O Hamas, por seu lado, disse que só libertará os 59 reféns restantes, 24 dos quais se acredita estarem vivos ,em troca da libertação de mais prisioneiros palestinianos, um cessar-fogo duradouro e uma retirada israelita, e rejeitou as exigências para depor armas ou abandonar o território.

A guerra começou quando militantes liderados pelo Hamas atacaram o sul de Israel, em 07 de Outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e fazendo 251 reféns, a maioria já libertados.

Israel resgatou oito reféns vivos e recuperou dezenas de corpos.

A ofensiva de Israel já matou mais de 50 mil palestinianos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, que não esclarece se os mortos são civis ou combatentes. GAR





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Brent abre negociação a 64,83 dólares

 Quarta, 16 Abril de 2025 | 10h03

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+