Luanda - A exposição visual “Marimbar”, da fotógrafa documental angolana, Nélia dos Santos Azevedo, está patente desde hoje, terça-feira, no Centro de Arte de Alcobendas, em Madrid (Espanha).
Segundo um comunicado, a amostra emerge de uma profunda reflexão sobre o sentido de pertença e tem como objectivo abordar o trauma colonial.
O projecto estabelece uma ponte para revisitar a história, reconhecer diferentes perspectivas e construir uma nova narrativa mais consciente e alinhada com o presente.
O título Marimbar faz referência ao instrumento musical originário de Angola, que viajou com a diáspora africana no século XV.
“Este projecto é uma oportunidade para reflectirmos sobre o impacto histórico e cultural da diáspora africana, promovendo o diálogo intercultural e a criação de um futuro mais inclusivo e consciente, seja em Espanha ou noutra parte do Mundo", lê-se.
“Marimbar” é um projecto desenvolvido como trabalho final de mestrado em Fotografia e Projectos Artísticos, no Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais de Madrid (PhotoEspaña), que pode ser visitado até ao dia 21 de Outubro.
A artista Nélia dos Santos Azevedo foi seleccionada como finalista do Prémio Fundacíon Enaire 2024 e foi indicada pela editora Dalpine para o Prémio Star Photobook Dummy Award - Fundação PSV 2024.
Nos últimos anos, a artista visual trabalhou como directora criativa de vários estúdios de arte e publicidade em Portugal e conta com fotografias em colecções privadas no Brasil, Angola, Portugal e Espanha.
Simultaneamente, a artista desenvolve um projecto transatlântico em colaboração com a Embaixada de Angola em Espanha, intitulado 8º Paralelo Sul, no âmbito do 50º aniversário da independência de Angola.
O projecto explora a ligação entre Angola e o Nordeste Brasileiro, com o objectivo de evidenciar, na contemporaniedade, a herança cultural que acompanhou a Diáspora Africana no século XV e como ela retornou a Angola.
A proposta visa destacar os paralelismos e os processos de integração dessa herança nos contextos actuais. CPM/OHA