Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Livro intitulado O Regresso da Rainha Njinga é tema de uma tese no Brasil

     Cultura              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 17h38
Exposição de livros da bra poética completa de Neto
Exposição de livros da bra poética completa de Neto
Maurício Sequesseque-ANGOP

Talatona – O livro intitulado “O Regresso da Rainha Njinga”, do escritor angolano John Bella é tema de defesa de uma tese académica na Universidade da Bahia, República Federativa do Brasil, informou nesta quinta-feira, em Luanda, o escritor.

Em declarações à ANGOP, o autor salientou que a escolha representa um reconhecimento da importância histórica e cultural da soberana do Império Ngola, cuja trajectória foi, por muito tempo, narrada sob uma óptica eurocêntrica e colonialista.

Segundo John Bella, a crescente valorização de Njinga a Mbande entre estudiosos resulta do aprofundamento das pesquisas que vão além das fontes documentais, incluindo relatos orais e visitas a locais históricos.

“Nós que pesquisamos não apenas as fontes documentais, mas também as orais e lugares físicos por onde ela passou, suamos para ajudar a repor partes da verdade histórica, e é gratificante ver esse esforço reconhecido”, afirmou.

O escritor ressaltou ainda que o crescente interesse pela história da soberana no Brasil, foi impulsionado pela introdução do ensino da cultura e história africana no sistema educacional daquele país.

“Os afro-brasileiros estão cada vez mais interessadod em conhecer as suas verdadeiras raízes, sem a visão etnocêntrica perpetuada pelos escritos coloniais.

Considerou que a Rainha Njinga tem ocupado um papel central nesses debates, especialmente quando o tema é escravatura e resistência africana.

John Bella também defendeu maior divulgação da literatura angolana no estrangeiro, afirmando que sempre que viaja para eventos culturais, leva consigo livros de Agostinho Neto e de outros autores nacionais para serem estudados.

“Deveria ser um trabalho permanente dos nossos adidos culturais. Eu próprio faço questão de levar livros de Agostinho Neto e de outros escritores angolanos para que sejam estudados lá fora”, disse.

Mencionou que a divulgação é possível com o apoio de instituições como a União dos Escritores Angolanos, a Biblioteca Nacional de Angola, a Fundação DR. António Agostinho Neto e o extinto Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), e da TAAG.

O Regresso da Rainha Njinga, é um romance escrito pelo autor John Bella que é pseudónimo do literário Jorge Marques Bela. O romance tem como um os objectivos abordar o poder e representação feminina de Njinga Mbande, que exerceu uma grande importância para o seu povo contra a dominação do povo Mbundu pelos portugueses que ocuparam os seus territórios e propagaram a fé católica como forma de domina-los. GIZ/MAG





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Inconsistência dita derrota de Angola-Herlander Coimbra

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 19h24

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+