Huambo – O ministro da Cultura, Filipe Zau, assegurou que o acto central das celebrações do Dia da Cultura Nacional, com palco na província do Huambo, vai ser marcado por "momentos fantásticos" e de reconhecimento dos artistas.
O governante, que falava à imprensa sobre o programa da efeméride, que se comemora a 8 de Janeiro, disse tratar-se de um dia de festa, fantástico, de cultura, de celebrações e de reconhecimento dos artistas e todos os homens de cultura da província do Huambo.
Filipe Zau disse que o acto central do Dia da Cultura Nacional vai ser marcado com a inauguração do Arquivo Provincial “Constantino Camõli” e com o descerramento da placa de classificação a Património Cultural Nacional da Praça Doutor António Agostinho Neto.
Seguidamente, explicou, vai ser realizada uma conferência sobre a "Cultura, Identidade e Angolanidade", que vai abordar questões ligadas às indústrias culturais e criativas, assim como ao património cultural, material e imaterial.
O governante acrescentou que as celebrações incluem a outorga de diplomas de mérito e de troféus aos operários da cultura na província do Huambo e um espectáculo músico-cultural, no Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”.
O Dia da Cultura Nacional é uma data de elevado simbolismo histórico, aprovado em Novembro de 1986, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, por causa do seu discurso sobre o estado do sector, proferido a 08 de Janeiro de 1979, na tomada posse do corpo directivo da União dos Escritores Angolanos (UEA). ALH