Sumbe – Professores das escolas primárias do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, iniciaram quarta-feira, uma formação sobre educação tributária e cidadania fiscal.
O seminário, com uma duração de cinco dias, visa capacitar os professores do ensino primário sobre gestão, impostos e aplicação correcta dos recursos financeiros nas unidades de ensino.
A formação decorre de um protocolo de cooperação da Administração Geral Tributária(AGT ), o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação.
Os participantes estão a ser capacitados sobre "A estrutura a princípios gerais do sistema fiscal angolano” , “Direito financeiro” , “Direito fiscal e tributário”, “As receitas e despesas públicas” e "Tipos e funções de impostos”.
Consta uma abordagem técnica dos pontos de conteúdos sobre educação tributária e cidadania fiscal, apresentação de proposta de mapeamento de conteúdos de educação e cidadania fiscal dos programas do ensino primário (5 e 6 classe).
Os participantes vão fazer uma demonstração de como os tributos são utilizados para financiar serviços como saúde, educação, segurança, entre outros.
Na ocasião, o diretor do gabinete da Educação no Cuanza-Sul, José Eduardo, referiu que esta formação tem um papel fundamental na capacitação dos professores, pois visa reforçar a finalidade da educação tributária nas instituições escolares.
Realçou que esta iniciativa demonstra o compromisso do Ministério da Educação com a formação contínua dos quadros, com foco na construção de um futuro melhor para Angola.SN/LC/ALH